Neste verão esqueça as tomadas e opte por dispositivos solares

Notícias
Marketeer
20/07/2025
14:00
Notícias
Marketeer
20/07/2025
14:00
Partilhar

A energia solar continua a avançar como uma alternativa mais limpa e sustentável. Já não se trata apenas de instalar painéis em telhados ou de consumir eletricidade gerada em enormes parques solares: hoje, cada vez mais dispositivos do dia-a-dia — desde carregadores portáteis a mochilas inteligentes — aproveitam a luz solar para funcionar sem necessidade de tomadas. Estes pequenos dispositivos solares não só proporcionam autonomia energética, como também abrem caminho para um consumo tecnológico mais consciente. Neste artigo, analisamos alguns dos mais engenhosos e úteis que já estão disponíveis (ou que estarão em breve).

Ligado ao rádio



Se houve um dispositivo que foi o protagonista indiscutível do apagão geral em Portugal, foi, sem dúvida, o rádio tradicional, ao qual muitos recorreram para obter informações. O Muse MH-07 DS é um modelo muito compacto, com 26 gramas e compatível com as bandas FM, AM, SW1 e SW2 através da sua antena telescópica. Além disso, tanto o volume como as estações são controlados analogicamente, rodando os botões integrados para estas funções, e cada botão pode ser visualizado no seu ecrã LCD. A sua bateria interna tem uma capacidade de 600 mAh e é recarregada ligando-o à tomada, utilizando o seu painel solar de 5 watts ou rodando o seu dínamo de manivela.

Este comando não requer pilhas

Os utilizadores de TV Samsung podem substituir o seu comando por um modelo que utiliza energia solar em vez de pilhas. Este modelo SolarCell é compatível com a maioria dos modelos de Smart TV do fabricante. Também pode ser utilizado para controlar outros dispositivos ligados à TV, como a consola de jogos ou a barra de som.

O Futuro dos Portáteis

O Mobile World Congress 2025 foi o local escolhido pela Lenovo para apresentar aquele que afirma ser o primeiro portátil ultrafino movido a energia solar do mundo, o Yoga Solar PC Concept. Ainda é apenas um protótipo, mas promete funcionar com energia solar: em apenas 20 minutos, fornece energia suficiente para ver vídeos durante uma hora. O painel funciona mesmo em condições de pouca luz.

Piscina pronta para a época de natação

Tal como os robôs aspiradores mantêm o chão da sua casa limpo, também os modelos que mantêm as piscinas livres de todo o tipo de sujidade estão a tornar-se muito populares. O Aiper Surfer S2, por exemplo, tem até um dispensador de cloro para garantir que a água está limpa. A sua bateria tem uma autonomia superior a 35 horas e pode ser carregada graças a um painel solar instalado na sua parte superior.

Um ano sem carregar o smartwatch

A versão solar do smartwatch Suunto Vertical pode durar até um ano sem carregar, embora seja normalmente menos: com a função de monitorização do ritmo cardíaco ativada, as sessões de treino e o GPS ativados, pode ser utilizado durante cerca de 90 horas. Na verdade, é muito focado no desporto, com 95 modos diferentes, que vão da corrida ao ciclismo, da natação ao esqui de fundo. Também fornece feedback personalizado sobre a sua carga de treino, progresso e recuperação, calculado a partir da sua variabilidade da frequência cardíaca (VFC).

Monitorização sem fios 24 horas

Pode colocar a câmara de segurança Konyks Camini Air 2 Solar em qualquer lugar, desde que tenha um bom sinal Wi-Fi, pois não precisa de estar ligada à corrente para funcionar: vem com um painel solar ligado por cabo. Ao contrário de outros modelos que integram o painel diretamente na parte superior da câmara, este oferece um posicionamento flexível, permitindo colocá-lo no local com maior exposição solar.

Chamadas Ilimitadas

Ainda sem nome, o protótipo de telefone solar da Infinix apresenta um painel solar na parte traseira que é muito diferente do que outros telefones normalmente utilizam: utiliza células solares de perovskita, que são mais finas e baratas do que as células de silício tradicionais e também absorvem um espectro de luz mais amplo. Controlado por inteligência artificial para evitar o sobreaquecimento, este sistema permite o carregamento com até 2 W de potência e foi concebido para manter a bateria carregada enquanto o telefone não está a ser utilizado, em vez de o carregar de raiz.

Mantenha o Ritmo Acelerado

Os auscultadores Urbanista Los Angeles é um painel solar que pode gerar energia sempre que há luz, independentemente de ser luz solar direta ou iluminação interior. O SBS Twin Kobo 2 oferece algo semelhante, mas num formato verdadeiramente sem fios. Neste caso, é a capa que incorpora o painel solar, que demora aproximadamente seis horas a carregar totalmente a bateria.

A Estação de Carregamento nas Suas Costas

Levar o smartphone, o portátil ou o leitor de e-books a passear sem medo de ficar sem bateria é agora uma realidade. A mochila Sunslice Zenith pode carregar qualquer dispositivo através de uma porta USB tradicional, graças ao seu painel solar. É também muito flexível e durável, pelo que não se deteriora com o uso diário; na verdade, resiste perfeitamente a riscos e pode até ficar molhado sem ser danificado.

Trabalho Ininterrupto

Quem nunca ficou sem bateria no teclado sem fios enquanto trabalhava? Como tendem a durar tanto tempo, é fácil esquecer-se de as trocar. Com um modelo como o Teclado Solar Sem Fios Logitech K750, não há necessidade, pois carrega-se sozinho em qualquer ambiente bem iluminado. E a partir daí, funciona durante três meses seguidos, mesmo na escuridão total.




Notícias Relacionadas

Ver Mais