Natal em festa: sector dos serviços sazonais espera ultrapassar valores pré-pandemia
Quase dois anos de pandemia e alguns confinamentos depois, os portugueses estão prontos para voltar a reunir a família e os amigos na época festiva. De acordo com uma análise da Fixando, o sector de serviços sazonais espera ultrapassar os valores anteriores à Covid-19.
Com o Natal cada vez mais próximo, os preparativos já se começam a fazer e um gasto mais elevado com festas privadas não parece ser um impedimento. «Verificamos que há mais pessoas a optar por convívios familiares com mais participantes, fazendo com que contratem cada vez mais serviços de catering e até especialistas em animação», explica Alice Nunes, directora de Novos Negócios da Fixando, em comunicado. «Querem compensar este último ano e meio em que estiveram afastados de amigos e família.»
Com esta nova tendência, Alice Nunes estima que estes serviços sazonais facturem cerca de 2 milhões de euros este Natal, o que compara com os 580 mil euros registados em 2020 e com os 1,5 milhões de 2019. «Isto evidencia uma recuperação acima dos valores pré-pandemia, fundamental num sector que foi profundamente afectado no último ano e meio», acrescenta.
Os dados apurados pela Fixando, uma aplicação que liga clientes a especialistas em todo o tipo de actividades, revelam que a procura de serviços para eventos de Natal registou, em Setembro e Outubro, um aumento na ordem dos 155% face ao mesmo período em 2020 e um aumento de 7% face a 2019.
Locais para eventos, catering e bartending e animação para crianças e para adultos são dos serviços mais procurados, a par da contratação de um Pai Natal, cuja área tem tido uma elevada procura, embora tenha poucos profissionais para oferecer.