Nesta rede social não entra publicidade
A TPO é uma rede social solidária que incentiva à partilha de fundos para causas como a cura de Alzheimer, a luta contra o cancro da mama, o apoio aos sem-abrigo ou a protecção de espécies em risco, entre dezenas de fundações e associações.
O responsável pela ideia é Jimmy Wales, conhecido enquanto fundador da Wikipedia e que garante que nesta plataforma não haverá publicidade. De acordo com o empreendedor, as redes sociais actuais tratam os utilizadores como moeda de troca para venderem publicidade, o que leva à utilização intrusiva dos dados de cada um, e argumenta que o passa-a-palavra é, hoje, o melhor meio de difusão, pelo que o dinheiro gasto em publicidade é um desperdício.
Então, a proposta é esta: «Gastamos o seu dinheiro em causas com que se importa, em vez de em publicidade.» Em parceria com a empresa de telecomunicações People’s Operator, 10% das contas de telemóvel de cada utilizador será doado a favor de uma das causas. Devido a esta parceria, a rede social está disponível apenas nos EUA.
Quanto à mecânica de funcionamento, a TPO é semelhante ao Twitter e à sua estrutura de partilhas.