Nesta época de festivais não se esqueça da saúde auditiva. Saiba o que fazer para proteger os ouvidos
Os concertos e festivais estão de volta depois de dois anos de impedimento devido à pandemia. O regresso destes eventos é sinónimo de entusiasmo para muitos, mas também tem o seu lado negativo, como um maior descuido dos cuidados que se devem ter a nível da saúde auditiva.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 5% da população mundial (430 milhões) sofre de perda de audição. Pela falta de cuidado, estes números tendem a aumentar. Como tal, a Minisom partilha três conselhos que prometem ajudar a proteger os ouvidos nestas situações:
– Utilizar protectores auriculares: permitem desfrutar da música sem distorção e sem perda de qualidade ao mesmo tempo que oferecem protecção auditiva, não apenas para aqueles que gostam de assistir aos concertos, como também para os artistas e técnicos de eventos que fazem da música a sua profissão. O som dos instrumentos ou dos altifalantes pode facilmente exceder os 100 decibéis e a longa exposição a este nível de som pode prejudicar a audição.
– Fazer pausas regulares: “descansar” os ouvidos para prolongar a vida das células que activam o sistema auditivo.
– Manter a distância das colunas de som: evitar a proximidade às saídas do som onde o ruído atinge proporções ainda maiores.
A marca especializada em soluções auditivas recomenda ainda não ignorar os sinais de perda auditiva. Zumbidos, problemas em ouvir sons agudos (como campainhas, telefones ou despertadores), dificuldade em ouvir conversas pelo telemóvel ou em ambientes agitados e barulhentos são sinais de que podem já existir danos nos ouvidos.