Nespresso quer manter liderança e inovação
Lançar diferentes máquinas e novos crus são algumas das apostas da Nespresso para manter a lealdade dos consumidores. E assegurar o volume de vendas, nas lojas e online.
Texto M.ª João Vieira Pinto
Conseguiu transformar uma commodity numa experiência e elevou-se ao patamar de lovemark! Depois de anos com crescimentos de três e dois dígitos, a marca do universo Nestlé quer, antes de tudo, assegurar a lealdade dos consumidores. No mercado português – onde tem que lidar com um player local forte, situação inédita a nível mundial – irá continuar a trabalhar em torno do seu statement inicial “a qualidade do café”! Mas reforçará mais ainda no canal Horeca, investirá fortemente no online, continuará a apresentar inovações aos consumidores e a tentar garantir que estes se mantenham os embaixadores da marca, segundo revela à Marketeer Francisco Nogueira, director-geral da Nespresso Portugal.
Durante anos a Nespresso em Portugal cresceu a dois e três dígitos e investiu fortemente no alargamento da rede de lojas. Hoje, qual é o maior desafio? Tentar contrariar o crescimento do player local?
A Nespresso está focada em definir e melhorar a experiência de degustação de café através da qualidade, inovação e serviço personalizado, possuindo fortes perspectivas de crescimento contínuo e estável. O nosso modelo de negócio proporciona uma enorme vantagem competitiva e uma oportunidade para promover uma comunidade de apaixonados defensores da marca.
Durante mais de 25 anos, o conceito da marca Nespresso redefiniu a forma como milhões de pessoas apreciam o seu café espresso e moldou a cultura de café global, transformando um segmento que era até então visto como uma commodity numa experiência de degustação única. O nosso constante investimento na inovação e produção de café de qualidade, no desenvolvimento das máquinas e de serviços, faz crescer a relação que temos com os nossos Club Members e converte-nos, de forma contínua, na escolha favorita dos amantes de café em todo o mundo.
O nosso crescimento continua a ser sustentado e o reconhecimento da marca Nespresso está a aumentar à medida que a categoria de café em cápsulas demonstra uma tendência positiva. O potencial deste segmento continua a ser substancial e estamos bem posicionados para conseguir capitalizar a nossa aposta.
Em 2013, a Nespresso mostra mais uma vez que, para se ser um ícone, requer-se mais do que a perfeição. A Nespresso irá demonstrar inovação e liderança sem precedentes, conseguindo ganhar continuamente a lealdade de milhões de amantes de café em todo o mundo. Note-se que desde Janeiro de 2013 já lançámos uma máquina, a Maestria, lançámos duas novas versões da máquina Pixie – a Pixie Steel Dots e a Pixie Steel Lines -, uma nova máquina da gama Latissima+, um novo Grand Cru, o Linizio Lungo, uma dupla edição limitada de inspiração italiana, Triste e Napoli, e agora a novidade com as três edições Variations mais votadas de sempre na nossa gama permanente de Grands Crus. Até ao final do ano ainda temos muitas surpresas para apresentar.
Para ler a entrevista na íntegra, consulte a edição de Agosto de 2013 da revista Marketeer.