Nespresso já vende em cubo interactivo

Nespresso Cube (7)_2Um novo canal de vendas, para estar onde o consumidor está.

Depois de Espanha, nomeadamente Barcelona, é a vez de Portugal apresentar o conceito mais recente de Nespresso para a venda de cápsulas. Nem mais que um verdadeiro cubo interactivo – o Nespresso Cube – que desde esta manhã pode ser experimentado no Oeiras Parque e que em apenas 9m2 acondiciona qualquer coisa como 25 mil cápsulas, 2.500 embalagens.

Uma boutique interactiva que prepara qualquer pedido, até 10 variedades diferentes, em 20 segundos, graças a um sistema robotizado de order-picking e que está a ser testado no mercado português para posterior roll out.

A sua implementação nestes dois países – Portugal e Espanha – servirá para avaliar a receptividade dos consumidores ao conceito e ponderar o possível alargamento a outros mercados.

Segundo Francisco Nogueira, director-geral da Nespresso Portugal, esta aposta tem por base uma estratégia “omni-channel” cujo objectivo é proporcionar aos consumidores a experiência da marca independentemente do canal de venda escolhido, seja o site, o Clube Nespresso, as boutiques ou as aplicações móveis. E, claro, facilitar a compra levando a oferta até um número mais alargado de espaços.

O Nespresso Cube contém a oferta completa dos 21 grands crus da marca numa montra transparente gigantesca. Depois, o processo que se segue é simples. Num ecrã táctil inicia-se a compra indicando se é membro do Clube, ou não, a que se segue a escolha das variedades e quantidades pretendidas. Depois é só adicionar ao carrinho, pedir (ou não) factura, efectuar pagamento – com cartão de débito, crédito ou através de cartão de Club Member – e esperar que uma pequena janela se abra e um braço de robô deposite as embalagens seleccionadas. Sim, e também pode (ou não) pedir saco para transportar a compra.

«Este é um conceito complementar à nossa rede de boutiques, tal como o Clube Nespresso, o site ou as aplicações móveis», acrescenta Francisco Nogueira, sublinhando que «o objectivo é ser uma marca totalmente acessível e disponível para o consumidor, quando e onde quiser».

Desde 2000, a Nespresso já abriu mais de 300 boutiques em todo o mundo.

Em 2010, lançou áreas próprias para a introdução de pedidos pelos utilizadores dentro das suas boutiques, para permitir que os consumidores já familiarizados com a marca possam fazer compras ao seu próprio ritmo e fazer check-out de forma automática, graças à tecnologia RFID (identificação por radio-frequência). Nesse mesmo ano, introduziu os pontos de recolha que facilitam a vida dos consumidores e aumentam a conveniência do serviço. Portugal conta, actualmente, com cerca de 300 pontos de entrega.

Artigos relacionados