Nespresso ajuda Banco Alimentar com mais de 1 milhão de refeições
A marca de café em cápsulas Nespresso está a assinalar o 3.º aniversário do projecto “Reciclar é Alimentar”. O programa foi criado pela insígnia do universo Nestlé, que já entregou mais de um milhão de refeições ao Banco Alimentar Contra a Fome.
A iniciativa “Reciclar é Alimentar” consiste na recolha das cápsulas Nespresso para reciclagem e aproveitamento da borra do café, que resulta do processo de separação do alumínio das cápsulas. A borra de café é depois integrada num composto agrícola, utilizado para fertilizar terrenos de arroz localizados no Alentejo, que é posteriormente processado, controlado e embalado pela Novarroz, para doação ao Banco Alimentar Contra a Fome.
«Este resultado ímpar não seria possível sem a adesão massiva dos nossos Club Members à reciclagem de cápsulas Nespresso», admite em comunicado Francisco Nogueira, Market director da Nespresso em Portugal. «Este ano conseguimos, uma vez mais, superar todas as expectativas e alcançar as 66 toneladas de arroz», reforça o responsável.
O projecto “Reciclar é Alimentar”, desenvolvido pela Nespresso em colaboração com parceiros nacionais, destina-se a ajudar os portugueses mais carenciados.
Este projecto, que se insere no programa de sustentabilidade da Nespresso, designado Ecolaboration, foi já adoptado pela Nespresso Espanha, em 2011.
No total dos três anos o projecto já permitiu angariar cerca de 123 toneladas de arroz, o que representa cerca de 2,5 milhões de refeições à organização que tem por líder Isabel Jonet.
O projecto “Reciclar é Alimentar” é fruto de um investimento no desenvolvimento de um sistema próprio de reciclagem de cápsulas e no estabelecimento de uma série de parcerias locais que potenciam o programa, explica a Nespresso na mesma missiva. Actualmente, a marca responde por mais de 250 pontos de recolha de cápsulas usadas em Portugal Continental e Ilhas, disponíveis nas boutiques da marca e nos pontos de venda parceiros.