‘Nem tudo tem de ser profundo’: as 5 melhores campanhas publicitárias de 2024, segundo Miguel Pires, Creative Partner da NERVO

À medida que 2024 se aproxima do fim, torna-se relevante fazer uma retrospectiva das campanhas publicitárias que mais se destacaram ao longo do ano. Assim, a Marketeer convocou alguns dos mais proeminentes criativos do mercado português para darem voz à sua experiência e discernimento na seleção dos spots publicitários mais notáveis dos últimos 12 meses.

O desafio passou por identificar os cinco spots publicitários mais relevantes do ano que agora termina, considerando critérios rigorosos como criatividade, inovação e impacto, tanto no contexto nacional como internacional.

Miguel Pires, o Creative Partner da NERVO – uma das agências de eventos e ativação de marca mais reconhecidas e premiadas do mercado nacional –, aceitou o desafio e divulgou as suas preferências.

Burger King – Bundles of Joy

 

“Tendo sido pai no ano passado, ainda me lembro do quanto a minha mulher ansiava por algumas das coisas de que teve de se privar durante a gravidez. Muito criticada, pelo fator Junk Food. Mas deixemos o politicamente correto por um minuto, porque o prazer da primeira refeição sem filtros no pós-parto é um direito inquestionável de qualquer mãe.

Direto, visceral, real.”

Oslo – Is it even a city?

 

“Acredito que este vá aparecer em muitas listas do ano, principalmente pela quantidade de vezes que o vi ser partilhado. Tanto pormenor que faz soltar aquele sorriso no canto da boca. Prova de que o tom por vezes faz a mensagem. Tudo com uma realização no ponto. Brilhante.”

Samsung – The Art of Hack

 

“Sempre gostei de ideias que vingam porque têm a capacidade de contornar o que está instituído. É inteligente, não só pelo desconto, mas porque posiciona claramente o produto no território que quer ocupar. Bonus points por transformar os seus potenciais compradores em artistas – ainda que por uns breves minutos. O ego agradece, e certamente que a obra criada vai acabar na TV e contribuir para gerar conversa na sala onde estará presente.”

Liquid Death Ice Tea – Your Grandma’s Energy Drink

 

“Nem tudo tem de ser profundo ou ter uma grande causa por trás. Às vezes, o absurdo faz falta. E uma dose de metal também. Escolhi este filme como poderia ter escolhido qualquer outra das parcerias – com filme de lançamento – que a Liquid Death fez ao longo do ano: desde um caixão-frigorífico com a YETI, uma marca de corpse paint com a E.L.F. Cosmetics ou até mesmo um Mosh Pit Diaper com a Depend.

Nicho? Talvez. Na mouche? Certamente. A minha veia metaleira aprova.”

JCDecaux – Meet Marina Prieto

 

“Por último, deixo a versão mais fixe do “sem querer você já leu” que vi nos últimos tempos.”

 

Artigos relacionados