Nem PC nem telemóvel. TV é o equipamento que mais cresce no acesso à Internet

Embora a penetração de smartphones esteja a aumentar e o acesso à internet já seja possível numa multiplicidade de dispositivos, a televisão parece destacar-se como a plataforma que mais cresce junto de quem precisa de estar online. Dados do Bareme Internet da Marktest mostram um aumento de 16 vezes entre 2012 e 2020.

No ano passado (dados mais recentes), eram cerca de 2,1 milhões os portugueses que utilizavam a internet através da televisão. Este valor representa 24,9% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Isto significa que um em cada quatro portugueses usa esta plataforma para aceder à internet (independentemente do motivo).

O maior crescimento aconteceu nos últimos dois anos em análise: passou de 9,3% para 18,6% entre 2018 e 2019, registando novo salto de 18,6% em 2019 para 24,9% em 2020.

Segundo a Marktest, os homens, os jovens, os residentes na Grande Lisboa ou Grande Porto e os indivíduos das classes mais altas são quem mostra maior afinidade com este hábito.

Artigos relacionados