Negócios vão poder ganhar mais dinheiro com subscrições no Facebook

O Facebook apresenta-se como o parceiro das pequenas e médias empresas e a mais recente novidade vem reforçar esse posicionamento: a rede social está a actualizar a ferramenta de Subscrições, através da qual os fãs de determinada marca podem apoiar a mesma através de uma subscrição mensal.

Semelhante ao funcionamento de soluções como o Patreon, esta ferramenta permite aos responsáveis pelas páginas saberem quem são os seus maiores fãs – ou aqueles que estão disponíveis a apoiá-los monetariamente de forma frequente – e recompensá-los. Isto porque os subscritores têm acesso a benefícios adicionais, como descontos especiais ou interacções mais próximas.

Segundo o Facebook, esta é uma forma de ajudar os criadores a ganharem mais dinheiro e a terem uma actividade sustentável, com controlo sobre o negócio que desenvolvem na plataforma.

Entre as novidades está o pagamento de um bónus de cinco a 20 dólares por cada novo subscritor que os criadores de páginas e negócios conquistarem até ao final deste ano. Em comunicado, o Facebook esclarece que o programa de bónus faz parte do compromisso de investir mais de mil milhões de dólares em criadores até 2022.

A partir de hoje, o Facebook vai permitir também que os criadores direcionem os seus fãs para um site onde podem concluir a compra da subscrição via Facebook Pay. Para evitar que os negócios percam dinheiro ao dedicar parte dos seus ganhos a empresas como a Apple aquando da subscrição via dispositivos móveis, o Facebook sugere agora que o processo seja feito através do Facebook Pay para ficarem com 100% do dinheiro.

Relação com os subscritores

Para que os criadores tenham uma relação mais próxima com os seus subscritores, o Facebook vai passar a deixar que os primeiros descarreguem os endereços de email dos segundo, a partir de Dezembro. Assim, poderão comunicar também fora da rede social.

Segundo o Facebook, esta novidade aplicar-se-á a novos subscritores. Ou seja, pessoas que já subscrevem um criador terão de partilhar o seu endereço de email, se assim o estenderem, através da activação dessa opção na secção de configurações do hub de apoiantes da página do criador.

Ainda com a proximidade em vista, o Facebook anuncia hoje que, em transmissões em directo, haverá diferentes selos de subscritores consoante a antiguidade da subscrição. Além disso, nos aniversários das subscrições, os comentários de quem subscreve serão diferenciados com cores e animações especiais para que se destaquem.

Artigos relacionados