Negócios aumentam a facturação mas consumidores gastam menos

No mês de Março, os negócios portugueses aumentaram a facturação em 4%, face a Fevereiro, ainda que os resultados estejam abaixo dos registados pré-pandemia (-8% em relação a Março de 2019).

Segundo a Reduniq Insights, apesar deste aumento, o ticket médio total de compra alcançou o valor mais baixo desde o início da pandemia, cifrando-se nos 32 euros, uma redução face aos 39,2 euros registados entre Março e Maio do último ano.

A nível global, a facturação dos negócios portugueses registou, em Março, uma redução de 20% em comparação com os níveis anteriores à pandemia, sendo esta uma performance semelhante à de Fevereiro de 2021 (-21%) e também a Março de 2020 (-22%). Já a facturação estrangeira em Portugal continua a registar uma quebra acentuada (-76% em Março face a 2019).

«Passado mais de um ano do início da pandemia, começamos a assistir a algumas dinâmicas que podem espelhar o real impacto da actual conjuntura socioeconómica, como é o caso dos valores médios de compra. Se por um lado podemos traduzir este cenário numa maior preocupação das famílias em poupar, face às dificuldades financeiras que podem vir a enfrentar, ou numa retoma à normalidade no momento de consumo – em que deixamos de sentir necessidade de fazer compras tão avultadas pelo receio de fim de stock ou por receio de contágio nos estabelecimentos – por outro lado pode já significar uma redução do poder de compra, sobretudo das classes mais baixas da sociedade, fator esse que revela a urgente necessidade de se apostar na literacia financeira, como forma de capacitar as famílias para uma maior resiliência face à actual», afirma Tiago Oom, director da Reduniq.

O Reduniq Insights analisou ainda o impacto do desconfinamento nas diferentes categorias de negócios. A maior recuperação verifica-se nos cabeleireiros que registou um crescimento de facturação de 79% registado no primeiro dia do segundo desconfinamento (15 de Março). Já o retalho alimentar tradicional e os hiper e supermercados alcançaram um pico de facturação durante o fim-de-semana de Páscoa.

Ao nível de tendências, a Reduniq destaca o crescimento da utilização da tecnologia contactless. No passado mês de Março, 42% dos pagamentos efectuados na rede de aceitação da Reduniq foram feitos através desta tecnologia. Trata-se de um aumento considerável quando comparado com os 4% que se registavam em Janeiro de 2019 ou os 10% em Janeiro de 2020. Outra tendência está na preponderância para as compras no retalho tradicional ao invés de comprarem em hiper e supermercados. Comparando as terceiras semanas de desconfinamento de 2021 e 2020, o retalho alimentar tradicional apresentou um crescimento de 96% e os hiper e supermercados de 25%.

Em suma, o estudo concluiu que houve uma melhoria tanto dos níveis de facturação, quanto dos pontos de venda activos. Praticamente todas as categorias de negócio aumentaram a sua facturação neste novo desconfinamento em relação ao anterior. Os destaques vão para saúde (+183% face à semana de 3 a 9 de Maio de 2020), e para a hotelaria e actividades turísticas (+181% face primeira semana de Maio de 2020).

«Apesar dos valores absolutos ainda muito baixos da hotelaria, este segundo desconfinamento demonstra sinais positivos na retoma do sector, sobretudo pela confiança do impacto do processo de vacinação na retoma do consumo turístico», finaliza Tiago Oom.

Artigos relacionados