Navigator é a exportadora que mais se destaca em Valor Acrescentado Nacional
A The Navigator Company destaca-se como a empresa exportadora com maior contributo para o Valor Acrescentado Nacional, pela incorporação na sua cadeia de valor de recursos endógenos naturais gerados pela floresta plantada e por trabalhar com mais de sete mil fornecedores, na sua grande maioria nacionais.
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e dizem respeito a 2021, demonstrando que a empresa representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional e cerca de 2,4% das exportações nacionais de bens. É, ainda, responsável pela criação de mais de 30 mil empregos directos, indirectos e induzidos. Além disso, mais de 90% dos produtos da Navigator são vendidos fora de Portugal, com destino a cerca de 130 países.
Na sua vertente ecológica, e indo ao encontro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Navigator revela em comunicado que antecipou em 15 anos a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais, o que lhe permitirá ter, até 2035, todas as unidades fabris neutras em emissões de carbono. Também em linha com esta meta, a empresa entrou, em 2021, numa nova área de negócio – o packaging – com a linha de papel para embalagens gKraft feita de fibra virgem de eucalyptus globulus (eucalipto).