Shein, Temu ou AliExpress: Uma em cada cinco encomendas de natal entregues pelos CTT tem selo chines

Uma em cada cinco compras durante o Natal será feita em plataformas chinesas como Temu, Shein ou AliExpress. Este fenómeno reflete uma tendência global baseada em dados recolhidos pela Salesforce de 1,5 mil milhões de consumidores em mais de 64 países, incluindo Portugal.

Em Portugal, os CTT destacam o crescente peso do comércio eletrónico internacional. Segundo Alberto Pimenta, diretor de e-commerce da empresa, as plataformas Temu, Shein, AliExpress e Amazon representam mais de 60% das encomendas distribuídas, duplicando o peso que tinham há cinco anos, revela o ‘Negócios’.

O mais recente relatório de e-commerce dos CTT indica ainda que 55% dos consumidores portugueses compram em plataformas internacionais, com a China e Espanha como principais origens.

A época festiva, marcada pela “peak season” entre a Black Friday e o final do ano, intensifica o tráfego logístico. Os CTT estimam processar até 500 mil encomendas por dia, enquanto a DPD prevê um aumento de até 40% em relação à média anual, com dias a ultrapassarem 200 mil encomendas. Já a DHL Express aponta para um crescimento de 30% no volume de envios, refletindo um aumento tanto das importações como das exportações durante este período.

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