Natal: portugueses não gastavam tanto há 7 anos

Este Natal, os portugueses vão gastar mais dinheiro do que nos últimos sete anos, ascendendo o montante a uma média de 377,4 euros. A conclusão é do IPAM, segundo o qual o consumo cresce mais de 40% desde 2014 – ano em que se registou o menor valor gasto no Natal (271,80 euros), tendo em conta que a análise da instituição de ensino teve início apenas em 2009.

De acordo com o IPAM, que prevê um regresso ao consumo para níveis de 2010, 71% dos portugueses tem intenção de fazer as compras de Natal apenas durante o mês de Dezembro. Brinquedos, roupa, sapatos e livros são os artigos mais procurados, colocando em evidência a preocupação com os mais novos: nos agregados familiares com descendentes, os filhos são em 100% dos casos contemplados com presentes de Natal.

No que diz respeito a produtos alimentares, o bacalhau continua a ser rei. Mais de metade dos portugueses (63%) afirma que irá comprar bacalhau, 60,1% doces típicos e 56.8% bolo-rei. Em média, os consumidores prevêem gastar 91 euros em bacalhau, indo a preferência para o bacalhau seco inteiro.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...