Natal e Passagem de Ano serão em casa. Portugueses vão poupar no período festivo
A conjuntura e a incerteza económica têm levado os portugueses a optarem, cada vez mais, pelo caminho da poupança. E esta época festiva não será excepção. De acordo com o Observador Natal 2023, realizado pelo Cetelem, apenas 16% dos inquiridos planeiam ir de férias no final de ano, seja com o intuito de passear (8%) ou para encontrar familiares (8%).
Segundo este estudo, os inquiridos prevêem gastar 289 euros neste Natal, menos 10% em comparação com o ano passado. Quanto aos destinos escolhidos para as férias, a maioria (70%) optará por ficar no País, um número superior ao ano passado (59%).
Sobre a passagem de ano, a maioria (67%) dos inquiridos já fez planos para festejar em casa ou na casa de familiares e amigos (30%). Apenas 7% irá dar as boas-vindas a 2024 em festas de rua e somente 3% fará reserva em restaurantes e 8% em hotéis. A previsão de gastos para o Réveillon mantém-se em linha com o ano passado (82 euros).
O estudo adianta ainda que seis em cada 10 inquiridos com cartão de crédito irá utilizar o mesmo no Natal/Passagem de Ano, prevendo gastar cerca de 240 euros, menos 10 euros (em média) do que em 2022.