Natal: captar clientes online em épocas festivas
A época festiva de final de ano é muitas vezes um momento chave para as empresas que realizam uma parte significativa do seu volume de negócios anual. Mas, se é facto que está bem presente no comércio tradicional, torna-se ainda mais importante na Internet. O E-commerce é uma realidade e entrou definitivamente nos hábitos e meios de consumo no Natal. As pessoas preferem comparar, escolher e comprar online a ter que enfrentar a confusão das lojas e centros comerciais.
Captar novos clientes através da web deve ser a prioridade das empresas, quer seja para a sua loja online ou offline. O custo de aquisição de um novo cliente é facilmente mensurável na web e deve ser sempre calculado em função do seu lifetime value. Posto isto, deve-se aproveitar a emoção e pré-disposição dos utilizadores ao consumo nas épocas festivas para capitalizar esta realidade e impulsionar as vendas. Humberto Ferreira, Team Leader da Kwanko enumerou para a Marketeer algumas das melhores práticas para campanhas digitais.
Criar ofertas especiais e diferenciadoras
Embora a época de Natal seja uma altura importante para si, ela também o é para os seus concorrentes. Deve-se, por isso, criar uma campanha com uma oferta especial que o diferencie! A campanha pode destacar-se através do claim, da criatividade, da forma, mas essencialmente através do conteúdo e mecânica da oferta que devem ser uma mais-valia clara e percebida pelo utilizador.
Além do preço, promoções ou descontos, ao captar novos clientes na web devemos combater os medos de quem ainda não comprou online: segurança e vários métodos de pagamento, entregas grátis e num curto espaço de tempo.
Enquadrando estes princípios no contexto natalício, estas mensagens irão seguramente fazer a diferença:
Entrega garantida em 24h (mesmo na véspera de Natal)
Entrega garantida antes do Natal
Stock garantido
Facilidade de troca dos presentes
Devoluções grátis
Personalizar as campanhas
Cada campanha deve ter uma mensagem específica para cada um dos seus targets. A personalização é essencial para melhorar a eficácia junto dos utilizadores e aumentar as taxas de conversão.
Criar uma landing page dedicada é algo que deverá estar obrigatoriamente no mindset. Além de tornar a mensagem da campanha mais clara e obter uma maior taxa de conversão, a landing page facilita e melhora a experiência do utilizador.
Aplicando este conceito nesta época, criar uma landing page dedicada à campanha de Natal, vai, por um lado, dar mais força ao claim de Natal, e, por outro, para o utilizador a mensagem será mais facilmente perceptível, não existindo ruídos/distracções ou pontos de fuga.
Outra vantagem de criar uma landing dedicada é a facilidade de optimização e alteração das criatividades. Mesmo durante a época natalícia, existem diferentes momentos de comunicação: no dia 1 de Dezembro a mensagem não é igual ao dia 20, em que irá comunicar, por exemplo, que ainda é possível receber as compras antes do Natal.
Trabalhar a nova base de dados
A Base de Dados de novos membros deve ser trabalhada de forma diferente da Base de Dados de clientes activos.
A captação de novos clientes, ou seja, o aumento da sua Base de Dados, é o objectivo definido para a campanha de Natal. Todavia, é a forma como o novo membro é integrado na Base de Dados que é fulcral para os resultados. O primeiro email enviado ao utilizador deverá reforçar a facilidade e segurança da compra online. Tal como, por exemplo, uma oferta de 10€ na primeira compra ajudará o utilizador a tornar-se efectivamente cliente.
Este primeiro contacto com o utilizador após o seu registo é decisivo para qualificar os dados e aumentar os resultados da sua campanha.
Não esquecer os clientes actuais
A aquisição de novos clientes é a chave da campanha, como visto anteriormente, mas, manter e reter os clientes existentes são operações estratégicas para a marca. As campanhas de email são uma óptima maneira de anunciar as suas ofertas sazonais e manter o relacionamento com os mesmos.
Além disso, a fidelização já não se limita a canais internos e uma das possibilidades consiste em cruzar dados (exemplo: lista de emails encriptada) com o Facebook e definir uma estratégia personalizada que potencie os resultados.
Os clientes gostam de ser recompensados e valorizados pela sua lealdade, especialmente durante as épocas festivas. Mensagens de agradecimento, benefícios e descontos exclusivos ajudarão os clientes a comprometer-se ainda mais com a marca e neste caso a fazer as compras de Natal junto da mesma.
Ser “mobile friendly”
O smartphone tornou-se o principal meio de acesso à Internet, e irá tornar-se, também, a ferramenta preferida para fazer compras de Natal. A Alibaba reportou que 82% das vendas no Singles Day deste ano (11 de Novembro) foram realizadas a partir de um dispositivo móvel.
No último ano, as pesquisas aumentaram significativamente para “presentes criativos”, “melhores presentes de Natal”, “presentes originais” e “presentes online”. Os sites devem ser totalmente adaptados a uma navegação mobile e facilitarem a experiência do utilizador.
Apostar em Content Marketing
É fundamental para as marcas apostar nos canais que canalizam e influenciam compradores. Além dos bloggers, que geram buzz em milhares de seguidores, destacam-se ainda comparadores de preços e sites de cupões que têm um papel fundamental nesta época.
DICA – Começar Já a Preparar o Natal de 2017
O SEO deve ser potenciado e o Natal de 2017 tem que ser antecipado e pensado de forma estratégica. Desenvolva conteúdos à medida para criar histórico e ganhar presença orgânica. A qualidade dos conteúdos é fundamental para ambicionar a respectiva partilha por parte dos utilizadores e assim potenciar de forma espontânea essa presença. O SEO exige uma organização e antecipação que nem sempre é respeitada e leva as marcas a ter que investir em demasia em tráfego pago durante o próximo Natal. Antecipe já o seu Natal de 2017!