Natal 2024: 60% dos portugueses vão oferecer roupas, relógios e perfumes
Em plena campanha de Natal, as pesquisas no Google multiplicam-se, sendo que os termos mais procurados são “presentes de Natal”, “enfeites de Natal” ou “árvore de Natal”. De acordo com um relatório da Think with Google, os consumidores priorizam fatores como a sustentabilidade, a poupança e a conveniência no processo de compra, na hora de organizar a lista de desejos dos presentes de Natal.
Na realidade, os portugueses estão a encarar este período com mais otimismo do que no ano passado. É o que se conclui dos resultados apresentados pelo Observador Cetelem Natal, que indica que a previsão de gastos dos portugueses nas compras de Natal aumenta 27% face a 2023. Estima-se que seja um aumente de 272 euros.
Quanto ao tipo de presente, seis em cada 10 serão produtos como roupa, relógios e perfumes, superam os brinquedos ou presentes infantis (55%).
Neste contexto, a Webloyalty, empresa líder na geração de receitas adicionais em eCommerce, através de uma solução de Retail Media, realizou uma análise das tendências de consumo online dos portugueses durante a campanha de Natal que, no ano passado, segundo o Observador Cetelem, representou um gasto médio de 127€.
“Embora a maioria dos portugueses (85%) goste de fazer compras de Natal em lojas físicas, 50% já declaravam que as fariam pela Internet para evitar aglomerações, comparar preços rapidamente e aproveitar novas formas de poupança.” comenta Eduardo Esparza, VP General Manager de Webloyalty Iberia & Brasil.
Como podem os comerciantes atrair clientes durante a campanha de Natal?
“O Natal é um momento-chave para as lojas, já que os consumidores estão predispostos a consumir. Mas, ao mesmo tempo, o número de impactos publicitários que os consumidores recebem é tão elevado e por tantas vias, que é difícil alcançar essa conversão em venda. Por isso, o Retail Media apresenta-se como uma estratégia fundamental para otimizar as campanhas, com o objetivo de dar aos utilizadores informação sobre tudo o que possa ser do seu interesse. O Natal é um momento comercial muito importante que deve ser aproveitado para fidelizar os clientes existentes, bem como para chegar a novos clientes e tentar conquistá-los com o produto e com a melhor experiência de compra”, assegura o VP General Manager de Webloyalty Iberia & Brasil.
O Retail Media permite gerar receitas adicionais, otimizar as ações de marketing e personalizar a experiência de compra. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a impulsionar a rentabilidade dos estabelecimentos comerciais.