Nasceu o Mercedes-EQ Lounge na Nazaré
Numa altura em que a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos – uma estratégia denominada “Ambition 2039” -, foi hoje dado a conhecer o novo Mercedes-EQ Lounge na Nazaré.
Trata-se de um projecto focado na sustentabilidade, uma das actuais prioridades da marca, com uma forte ligação ao oceano e que permite dar continuidade à presença da Mercedes-Benz no surf de grandes ondas. «Estamos há dez anos na Nazaré», lembra durante a apresentação Jorge Aguiar, director de Marketing e Comunicação da marca.
100% sustentável, o Mercedes-EQ Lounge destina-se não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da marca.
Neste projecto, reciclar e reutilizar foram palavras de ordem, conceitos sempre presentes em todo processo de selecção de materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração. Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória. «Recorremos inclusive a algumas madeiras que arderam no pinhal de Leiria em 2017», contou o mesmo responsável.
A componente energética concebida para todas as necessidades actuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis. As águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. Jorge Aguiar sublinha que a energia é armazenada em baterias em fim de vida das primeiras unidades do modelo Classe B 100% eléctrico. «Permite demonstrar que as baterias podem ser reutilizadas e reaproveitadas», sublinha. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais.
O Mercedes-EQ Lounge conta também com quatro postos de carregamento para automóveis eléctricos.
O novo espaço tem um carácter multifuncional, que permite receber eventos exclusivos da marca (12 a 50 pessoas) no interior do edifício e de maior dimensão, até mais de 500 pessoas no seu exterior.
Para dar a conhecer este lounge foi desenvolvida uma série de três episódios com pequenos filmes – que serão revelados a 1, 8 e 15 de Maio – que contam a história da ligação da Mercedes à Nazaré e àquele que colocou as ondas da Praia do Norte nas bocas do mundo, Garrett McNamara, e que é hoje embaixador internacional da marca.
O surfista defende: «A melhor coisa que podemos fazer é convidar pessoas com a mesma missão e foco na sustentabilidade para espalhar a palavra. Estamos a dar o exemplo com o lounge!»
Holger Marqurdt, CEO da Mercedes-Benz Portugal, sublinha que tudo o que fazem no lounge está ligado ao desporto e à natureza. «As ondas representam o poder da natureza em toda a sua força. Não podemos mudar a natureza. Temos de a respeitar.»
Jorge Aguiar deixou ainda a certeza de que o espaço em redor do lounge vai ser requalificado com trabalhos de artistas que recolhem lixo e que será criado um museu centrado em toda a viagem que a Mercedes tem vindo a fazer lado a lado com Garrett McNamara.
Texto de Maria João Lima