Nas compras, portugueses dão prioridade a medicamentos, alimentação e cuidados da casa

O custo de vida subiu ao topo das preocupações dos consumidores, que estão cada vez mais focados em viver dentro do seu orçamento e comprar apenas os produtos essenciais que precisam para si e para as suas famílias no dia-a-dia, conclui a 4.ª edição do EY Future Consumer Index, elaborado pela EY Portugal.

A grande maioria dos portugueses inquiridos (85%) preocupa-se com a acessibilidade dos produtos essenciais e uma fatia menor (63%) admite que o aumento do preço dos produtos e serviços está a limitar o seu poder de compra.

Além disso, os portugueses continuam a priorizar a compra de medicamentos, produtos alimentares básicos ou produtos para cuidar da casa e compram cada vez menos roupa, calçado ou acessórios, bebidas alcoólicas ou produtos de beleza e cosmética. Ao mesmo tempo, procuram também por alternativas mais baratas de produtos para cuidar da casa, produtos alimentares básicos ou comida fresca/embalada.

O preço continua a ser a prioridade na tomada de decisão da maioria dos momentos de compra, com compras mais conscientes e orientadas para a sustentabilidade. O EY Future Consumer Index mostra que o consumo consciente ganhou prioridade nas escolhas dos consumidores: 67% dos inquiridos não sente necessidade de acompanhar as últimas tendências da moda e 59% preocupa-se com a relação custo/benefício daquilo que consome.

Os consumidores portugueses estão mais concentrados na acessibilidade e na saúde e, por isso, o foco no bem-estar mental e físico continua elevado: 78% dos inquiridos afirma que está mais consciente e cauteloso quanto à saúde mental e 62% revela que está preocupado em ter acesso a cuidados de saúde de qualidade, quando necessário. Apenas 41% afirma mesmo que estaria disposto a pagar um valor adicional por produtos que promovem saúde e bem-estar.

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