Não vive sem café? Alterações climáticas podem acabar com este vício
É daquelas pessoas que só consegue começar o dia depois de beber uma chávena de café? Este hábito pode estar em risco, já que um novo estudo levado a cabo por cientistas suíços revela que as alterações climáticas podem destruir metade dos melhores terrenos para produção de café.
De acordo com os resultados, partilhados pela Euronews, 79% das plantações no Brasil – actualmente, o maior produtor de café do mundo – pode desaparecer. O factor económico é relevante neste cenário – a economia brasileira ganha 33,4 mil milhões de euros anuais só com as vendas de café –, mas o bem-estar dos produtores deste grão será o primeiro a ser colocado em causa, já que 80% do café vendido a nível mundial provém de plantações com dimensão inferior a dois hectares em África, na Ásia e na América Latina.
Qual é, então, a solução? O estudo aponta para a plantação de mais árvores como uma das estratégias que pode ajudar a manter as plantações de café e, consequentemente, o abastecimento internacional. Esta abordagem também poderá contribuir para a mitigação da crise climática, de acordo com os investigadores.