Não vai estar em casa na Páscoa? Saiba como a manter segura com estas 10 dicas

A Páscoa está a chegar e, com ela, as férias escolares e o fim-de-semana alargado. Esta é uma altura em que muitos portugueses aproveitam para viajar ou visitar a família noutras zonas do País e a ausência das suas casas pode motivar assaltos.

Inclusive, segundo os dados da Central Recetora de Alarmes (CRA) da Securitas Direct, o período da Páscoa tende a registar um aumento de 12,5% de tentativas de intrusão. Como tal, a Securitas Direct reuniu dez dicas, para que os portugueses possam manter a sua habitação segura neste período.

  1. Garanta que as janelas e as portas ficam totalmente fechadas. Inclusive, as portas do interior podem ficar fechadas, para dificultar o trabalho de intrusos. Pode também reforçar as janelas com um prego entre os painéis.
  2. Verifique as fechaduras das portas e das janelas. Se as fechaduras tiverem tranca vão dificultar a sua abertura.
  3. Guarde os objectos de maior valor num cofre ou em lugares de acesso mais difícil.
  4. Assegure que as chamadas que vão para o seu telefone têm resposta, reencaminhando as chamadas para o telemóvel. O toque do telefone constante e a ausência de resposta podem indicar a possíveis intrusos a sua ausência.
  5. Mantenha a aparência de que a casa está habitada, deixando, por exemplo, algo num estendal ou os estores subidos nalgumas divisões.
  6. Crie a ilusão de que está alguém em casa, através de domótica. Instale um dispositivo que acenda as luzes e o rádio automaticamente para criar esta ilusão.
  7. Informe um vizinho, um familiar ou um amigo de confiança que possa ir por vezes verificar se a casa se mantém segura.
  8. Não publique nas redes sociais nada relativo à sua ausência, para não informar possíveis ladrões acerca da sua ausência.
  9. Invista num sistema de videovigilância a que possa aceder através do telemóvel. Desta forma pode manter a sua casa permanentemente sob vigilância enquanto se encontrar fora.
  10. Certifique-se de que o seu sistema de alarme e de videovigilância está em pleno funcionamento.
Artigos relacionados