Não sabe a letra de uma música? Google desafia-o a cantarolar

A Google tem boas notícias para quem anda com uma música na cabeça e não consegue descobrir qual é: a pesquisa do motor de busca Google já permite cantarolar. Isto significa que não é preciso saber parte da letra para tentar obter uma resposta. Basta trautear e a Inteligência Artificial deverá ser capaz de associar a melodia ao tema certo. Assobiar é outra possibilidade também aceite pela nova funcionalidade.

De acordo com a Google, a novidade está disponível tanto na app para iOS como Android e, ainda, através do Google Assistant. Perante as sugestões de resposta do motor de busca, o utilizador pode clicar para ouvir e confirmar.

«Ao longo dos últimos 22 anos, temos vindo a fazer progressos tremendos e a tornar a Pesquisa Google cada vez melhor para os utilizadores. Com os avanços recentes em IA, estamos, agora, a testemunhar um momento em que estamos a dar grandes saltos de desenvolvimento do Google», comenta Prabhakar Raghavan, senior vice president da tecnológica.

Esta aposta na IA resulta também noutras novidades, como é o caso do algoritmo de ortografia que recorre a uma rede neural profunda para melhorar a capacidade do motor de busca decifrar erros ortográficos – até porque uma em cada 10 pesquisas diárias tem algum erro deste tipo.

Juntam-se ainda os subtópicos que permitem agregar temas relevantes a pesquisas feitas pelos utilizadores. Quem procurar por equipamentos de ginástica para casa receberá também sugestões de equipamentos económicos ou ideias para espaços pequenos, por exemplo. Neste caso, a novidade chegará apenas no final do ano.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...