«Não queremos vencer a natureza. Queremos andar lado a lado com ela»
Foi este fim-de-semana revelado o terceiro e último episódio da trilogia do Mercedes-EQ Lounge na Nazaré – um espaço 100% sustentável que se destina não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da marca. Estes filmes contam a história da ligação da Mercedes à Nazaré e àquele que colocou as ondas da Praia do Norte nas bocas do mundo, Garrett McNamara, e que é hoje embaixador internacional da marca.
Depois de um primeiro episódio em que se contava os primeiros passos da ligação entra a marca, Garrett e a Nazaré e de um segundo onde foi detalhado o papel que o Mercedes-EQ Lounge terá nesta terra, neste terceiro episódio o foco é na sintonia com a natureza e na neutralidade carbónica. É por aqui que a Mercedes-EQ quer caminhar, numa lógica de preocupação com o planeta.
A marca quer andar lado a lado com a natureza, em sintonia com ela. E este episódio fala de uma nova frota automóvel sem pegada carbónica e em fábricas totalmente neutras em carbono. Um caminho que a marca está a começar a fazer em direcção ao futuro.
Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal, sublinha: «Queremos reduzir a nossa pegada carbónica drasticamente. Iremos assim oferecer mobilidade sustentável que respeita a natureza.»
E se é verdade que o Mercedes-EQ Lounge começou como um espaço para os surfistas de ondas grandes se prepararem, com o tempo evoluiu como um sítio para partilhar a missão da marca e as diferentes formas de serem eco-friendly. Garrett McNamara acrescenta: «É nosso dever recusar garrafas e talheres de plástico, reutilizar garrafas, entre outras atitudes. Temos de dar o exemplo. Fazemo-lo, as pessoas veem e, depois, também fazem.»
Um caminho aplaudido pelas pessoas da Nazaré, muitas das quais vivem do mar, e que reconhecem a importância de ter grandes empresas a pensar na preservação da natureza. «É fácil encontrar problemas, mas desafio todos a tentar encontrar soluções e partilhá-las para inspirar outros», diz Garrett.