Não quer spoilers da série que está a ver na Netflix? Fique em casa
Circulam pela Internet imagens daquilo que parece ser uma campanha da Netflix de combate ao novo coronavírus. No entanto, tal como aconteceu recentemente com um suposto anúncio da Guinness, o trabalho publicitário não pertence, de facto, à plataforma de streaming.
Segundo a edição norte-americana da revista Forbes, os anúncios não são reais, mas teria sido uma jogada acertada da Netflix tendo em conta a reacção positiva que a campanha tem recebido online. Em traços gerais, trata-se de um conjunto de cartazes que teriam sido instalados nas ruas para incentivar os transeuntes a regressarem a casa. Isto porque cada cartaz exibe um spoiler de uma série da Netflix, incluindo Narcos ou Stranger Things.
A mesma publicação explica que se trata de uma campanha hipotética criada por Seine Kongruangkit e Matithorn Prachuabmoh Chaimoungkalo, dupla mais conhecida como Brave. São alunos da Miami Ad School Europe in Hamburg, na Alemanha, e perceberam que uma boa forma de levar as pessoas a respeitarem as recomendações de isolamento seria através de uma espécie de ameaça: ou ficam em casa ou descobrem inadvertidamente o que acontece no próximo episódio.
“A melhor forma de travar a propagação do COVID-19 é ficar em casa (#staythefuckhome), mas algumas pessoas ainda acham que não tem mal sair e relaxar, estragando tudo para os restantes”, lê-se no anúncio.
Matithorn Prachuabmoh Chaimoungkalo conta à mesma publicação que o objectivo era criar uma peça de comunicação que pudesse fazer a diferença, mas confessa que gostaria de ter visto a ideia tornar-se realidade.