Não interessa se é online ou offline. Futuro do retalho passa por experiências impactantes

O novo relatório da Xpand IT, empresa especializada em dados, conclui que o sector do retalho mudou radicalmente, renovando e adaptando-se, e que o seu futuro passa por uma realidade híbrida, onde os consumidores procuram experiências impactantes e conteúdo genuíno, independentemente de acontecerem online ou offline.

Segundo este novo relatório – “Hybrid Retail: A New Era” –, os principais desafios para o sector do retalho passam por: expectativas do cliente, conveniência, contexto e propósito. Numa altura em que, cada vez mais, o presencial se funde com o digital, “as lojas físicas não vão desaparecer, mas é necessário redefinir o seu conceito, de forma a serem actualizadas para elevar a experiência do cliente e promover a integração com os pontos de contacto digitais”.

Nesta perspectiva, a tecnologia não servirá apenas para construir aplicações móveis, mas para melhorar toda a experiência na própria loja. Este conceito denomina-se “phygital” e consiste em combinar a experiência física com a digital.

O estudo da Xpand IT aponta também as seguintes tendências para esta indústria: personalização, sustentabilidade e experiência (os retalhistas devem criar experiências diferenciadoras tanto nas lojas físicas, como no comércio online) e comércio social (integração do comércio online com as redes sociais, possibilitando que o consumidor possa concluir a sua compra através do Instagram, por exemplo).

«O sector do retalho foi marcado de forma muito vincada por tudo o que vivemos nos últimos anos e foi necessária uma grande aposta no digital para fazer face aos vários desafios que foram surgindo. O que acreditamos é que a tecnologia continuará a ser fundamental nesta nova fase, em que teremos de lidar com uma realidade muito diferente da anterior», afirma, em comunicado, Sérgio Viana, partner & Digital Xperience lead da Xpand IT.

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