«Não é apenas mais uma máquina»: Novo IQOS à venda em Portugal já hoje
O novo sistema de tabaco aquecido por indução IQOS Iluma começa hoje a ser vendido nos pontos de venda nacionais, bem como os novos consumíveis Terea Smartcore Sticks. Portugal é apenas o 6.º mercado em todo o mundo a receber a novidade da Philip Morris International (PMI), depois do Japão, Suíça, Espanha, Grécia e Chipre.
O sistema IQOS Iluma baseia-se na tecnologia Smartcore Induction System que aquece o tabaco por indução, sem lâmina nem necessidade de limpeza. O dispositivo apresenta ainda novas funções inteligentes, incluindo o início automático e a indicação do tempo restante de utilização, que podem ser personalizadas através de uma nova aplicação móvel que também estará disponível para smartphones iOS e Android a partir de hoje.
O novo dispositivo chega ao mercado nacional em três versões: IQOS Iluma Prime (89 euros), o topo de gama, que promete muitas possibilidades de personalização; IQOS Iluma (59 euros), a versão intermédia, com um design semelhante ao IQOS 3 Duo; e IQOS Iluma One (39 euros), um único dispositivo compacto que permite até 20 utilizações consecutivas, com apenas um carregamento.
Quanto aos novos sticks de tabaco Terea, que são os únicos compatíveis com as novas máquinas IQOS Iluma, estarão disponíveis em oito variantes, que são semelhantes às que já existiam na gama Heets. Ao introduzir um stick Terea na nova máquina, esta começa automaticamente a aquecer o tabaco.
«Esta é verdadeiramente uma nova geração de IQOS. Estamos a repensar a tecnologia por completo, não é apenas mais uma máquina. É uma nova tecnologia de indução, em que não temos lâmina e o utilizador não precisa de limpar o dispositivo, tendo assim uma experiência muito mais consistente durante a utilização», afirmou ontem Marcelo Nico, director-geral da Tabaqueira (que distribui a marca IQOS no mercado nacional), durante o evento de apresentação da gama IQOS Iluma. «É uma mudança completa de paradigma. Como este sistema não deixa resíduos de tabaco na máquina, cada utilização é como se fosse uma experiência nova», sublinhou.
Um mundo sem fumo
Num evento que teve como mote a expressão “Next Level”, e que decorreu entre os espaços Le Chat e A Garagem, em Lisboa, o responsável lembrou que a PMI já investiu mais de 9 mil milhões de euros nos últimos anos na tecnologia de tabaco aquecido IQOS, com o objectivo de «criar um mundo sem fumo». «É um mundo onde o cigarro como o conhecemos vai deixar de existir. Temos a ambição de ter um mundo sem combustão e estamos a construir esse caminho de forma muito sólida para que o cigarro seja uma coisa do passado. E temos vindo a demonstrar que este é um mundo possível», afirmou Marcelo Nico.
Em Portugal, a IQOS conta já com cerca de 400 mil utilizadores. O mercado nacional foi apenas o quarto mercado em todo o mundo a receber o sistema de tabaco aquecido da PMI, em 2016. Hoje, a empresa está presente em cerca de 70 mercados.
«O nosso objectivo é que, um dia, não haja mais fumadores em Portugal. Para isso, temos de disponibilizar várias opções para que tenhamos cada vez mais utilizadores a mudarem para um mundo sem fumo», disse ainda o director-geral da Tabaqueira. «O melhor passo que os utilizadores podem dar é deixar de fumar; o segundo melhor passo é mudarem para alternativas sem fumo. Queremos continuar a crescer no mercado do tabaco aquecido», reiterou.
Confira as fotografias do evento de apresentação do sistema IQOS Iluma, que contou no final com uma actuação da banda The Black Mamba:
Texto de Daniel Almeida