“Não deixe que se desenrole”. Campanha promove rastreio gratuito ao cancro do intestino
“Não deixe que se desenrole” é o mote da nova campanha das Farmácias Holon e da associação Europacolon que, com o apoio dos Laboratórios Germano de Sousa, estão a organizar rastreios ao cancro do intestino em 61 farmácias por todo o País. O rastreio é gratuito e destinado a pessoas entre os 50 anos e 74 anos.
O cancro colorretal é um dos tumores malignos com maior incidência e mortalidade em Portugal – todos os anos surgem mais de 10 mil novos casos e todos os dias morrem, em média, 11 pessoas com esta doença –, mas, quando detectado em fases iniciais, tem uma probabilidade de cura na ordem dos 90%.
Por isso, a nova campanha visa sensibilizar a população para a doença e para a importância do rastreio antecipado, ao promover a Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) nas farmácias aderentes. Em caso positivo, os utentes serão encaminhados para o médico de forma a realizarem exames complementares de diagnóstico, nomeadamente uma colonoscopia.
«Através do diagnóstico precoce e da adopção de uma atitude activa por parte da população no seu processo de saúde, potenciando o aumento dos seus conhecimentos nesta área e mudando os seus hábitos comportamentais é possível mudar esta realidade», afirma em comunicado Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal.