OpenAI, SoftBank e Oracle unem-se em projeto de 500 mil milhões para promover IA

Chama-se The Stargate Project e foi anunciado com pompa e circunstância pelo recém-empossado presidente dos EUA, Donald Trump juntamente com os líderes das gigantes tecnológicas OpenAI, SoftBank e Oracle, numa conferência de imprensa na Casa Branca.

O projeto que terá um investimento de 500 mil milhões de dólares (480 mil milhões de euros) consiste na construção de centros de dados dedicados à Inteligência Artificial (IA) nos EUA, sendo o primeiro a ser construído no Texas com a participação da MGX, Microsoft, Nvidia e Arm, que “desempenharão papéis fundamentais no desenvolvimento desta infraestrutura”, de acordo com o comunicado oficial da OpenAI.

;

“Acho que este será o projeto mais importante desta era”, disse Sam Altman da OpenAI. Este acrescentou ainda: “Não seríamos capazes de fazer isto sem o senhor, Senhor Presidente.”

O novo conglomerado construirá 20 centros de dados e promoverá a criação de 100 mil empregos, segundo Trump. A sua presença e anúncio não é coincidência. Masayoshi Son, CEO do SoftBank, destacou na cerimónia, dirigindo-se ao presidente, que a decisão não teria sido tomada se Trump não tivesse vencido as eleições em novembro.

“O primeiro data center do projeto já está em construção no Texas”, disse Larry Ellison, fundador da Oracle, num investimento de 100 mil milhões de dólares já alocado para este ano. O restante do investimento será desembolsado nos próximos quatro anos.

Artigos relacionados