Nada nem ninguém pode fazer mal a estas crianças, porque elas não existem

Grande parte das situações de violência contra crianças acontece dentro da casa da vítima ou da pessoa agressora. Na maior parte das vezes, esta pessoa é alguém que faz parte do círculo de confiança da família, o que pode significar que todas as crianças são potenciais vítimas de abuso.

Foi com base neste tema que a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) desafiou a FCB Lisboa a criar uma campanha de sensibilização.

A agência decidiu então fazer uso de um dos temas mais falados dos últimos tempos e que cada vez mais esbate as barreiras entre realidade e mundo virtual: a Inteligência Artificial. Isso serviu de mote para mostrar que as únicas crianças livres de sofrer qualquer tipo de abuso são as que não existem.

“Crianças Intocáveis” foi então desenvolvida com recurso à IA Rain e com imagens produzidas pelo MidJourney. Os filmes ficaram sob a responsabilidade da produtora Trix.

«Não deixa de ser irónico que tenhamos de apelar ao mundo virtual para cativar as pessoas para um problema tão real como esse. A sociedade precisa de compreender que impedir abusos é uma tarefa de todos», diz, em comunicado, Edson Athayde, director criativo executivo da FCB Lisboa. «Trata-se de algo inovador em muitos aspectos», acrescenta, sobre o uso de IA. «A Inteligência Artificial foi utilizada em todos as partes do processo. A ferramenta Rain, desenvolvida pelo publicitário Domenico Massareto, foi fundamental durante o brainstorming de ideias.»

A campanha é composta por cinco cartazes, dois filmes e comunicação em redes sociais.

 

Artigos relacionados