MyKubo: nova plataforma junta consumo consciente e marcas portuguesas
Artesãos, artistas, marcas e designers portugueses são um dos ingredientes principais da MyKubo, uma nova plataforma online que quer mostrar o que de melhor se faz no País. Junta-se ainda a vontade de promover um consumo consciente e está completa a receita deste projecto que nasce em plena pandemia.
“Aqui encontrará produtos criados por pessoas autênticas, que contam histórias e emoções em cada detalhe das peças que criam”, refere a MyKubo em comunicado. Apostando numa selecção criteriora de parceiros, a plataforma recorre ao mundo digital para dar a conhecer o trabalho de profissionais independentes, impulsionando também a economia nacional.
A MyKubo promete produtos diferentes, que não se podem encontrar em qualquer loja: “Aqui não há massificação do produto”, promete a plataforma. Deste modo, os clientes têm acesso a objectos personalizados que, ao mesmo tempo, permitem valorizar o artista e o tempo que despendeu.
Os artistas e marcas presentes nesta plataforma comprometem-se também a adoptar práticas sustentáveis, desde a reciclagem à escolha de máterias-primas que durem. São também transparentes relativamente ao consumo de água ou energia, às condições de trabalho e à utilização de materiais químicos, entre outros.
João Bruno Design, Bzugo, Alguidar Knit, A Avó Veio Trabalhar, Santa Paciência, Clélia Jewellery, Maria Descalça, Riacrdo Milne, The Captain Socks, Ikigai, Sanjo, Filipe Faísca e Maria Pratas são alguns dos projectos presentes na MyKubo.
Ana Marques, detentora da plataforma, acredita que o momento em que a MyKubo nasce não podia ser melhor. Depois de muitos meses de desenvolvimento, chega numa altura em que é preciso promover a produção e consumo nacional. «Queremos elevar o nosso país além-fronteiras através da nossa arte, do nosso saber fazer, que é tão rico, diverso e de extrema qualidade», explica a responsável.
«Temos um longo caminho pela frente, mas todos os caminhos começam com o primeiro passo e foi isso que fizemos. Contamos as histórias dos nossos artistas, cheias de emoção e superação, e que desejamos que sejam suficientemente inspiradoras para nos fazerem querer conquistar o mundo. Estamos muito felizes e gratas por esta conquista», afirma ainda Ana Marques.