Música de Natal nas lojas: sim ou não?
Com o início de Dezembro – e, às vezes, até antes –, as lojas tendem a adoptar uma banda sonora mais natalícia. Se, por um lado, esta mudança poderá agradar a uma parte dos consumidores, por outro, poderá desmotivar um conjunto de pessoas que não é assim tão fã deste tipo de música.
Um estudo da Cloud Cover Music, com base na realidade norte-americana, revela que os estilos Pop (43%) e Clássica (34%) estão entre os que mais encorajam os clientes a comprar nas lojas durante a quadra festiva. Ainda assim, os temas tradicionais de Natal conquistam a maior fatia, encorajando 58% dos inquiridos.
Além disso, os clássicos da época levam as pessoas a ficar mais tempo na loja (48%), impulsionam a generosidade (48%) e tornam os clientes mais felizes (56%). É, por isso, natural que os retalhistas continuem a apostar nesta estratégia, ainda que devam ter em atenção que poderá não agradar a todos os clientes.
Quanto aos estilos de música que mais desencorajam a aquisição, surgem Religiosa (35%), Cómica (29%) e Rock (16%). Também são estes os estilos que mais enfurecem os clientes, de acordo com o mesmo estudo.