Música da Optimus na Press-Kit
João Pinho era, nos últimos anos, o pivot interno da Optimus para a área da música, enquanto a consultora Parceiros de Comunicação articulava o trabalho com os jornalistas. Agora tudo muda. A música deixa de ser trabalhada pela agência liderada por Susana Monteiro e passa a estar nas mãos da Press-Kit, uma empresa de consultoria criada por João Pinho e que – pelo menos numa primeira instância – terá a Optimus como principal cliente.
«A Optimus está a preparar a empresa para o que está para vir e isso passa pelos recursos humanos. Há pessoas que têm vindo a ser integradas em outras áreas do grupo com maior crescimento como a internacionalização. E a área da assessoria também estava a ser repensada», explicou à Marketeer João Pinho. A proposta que lhe fizeram permite tornar a estrutura mais leve na medida em que implicou a sua saída dos quadros da Optimus – onde estava há 12 anos. E, por outro lado, como reconhecimento pelo seu valor acrescentado sobretudo na área da música, «deixava do meu lado a criação do modelo que eu quisesse para ficar a trabalhar com a Optimus como consultor para esta área», esclarece.
Se, inicialmente João Pinho pensou em ficar como consultor, depois começou a ponderar que esta podia ser uma oportunidade de facto para tentar fazer alguma coisa diferente que não trabalhar só para uma empresa. «Tinha aqui uma almofada simpática para testar sem risco já que durante o tempo que dura o contrato com a Optimus não estou a correr grande risco. Assim podia colocar ao serviço de outras marcas essa experiência que fui adquirindo sem colidir com a marca Optimus», refere. O que lhe permite que no final desse contrato, se por algum motivo não for possível continuar a trabalhar com a Optimus, possa continuar a exercer uma actividade numa área que muito lhe agrada e que lhe permita manter o nível de vida, diz.
Foi assim que nasceu a Press-Kit, resume João Pinho, «com uma estrutura muito leve e com um formato não convencional». Isto porque, a ideia para já é trabalhar em rede com outras pessoas que estão em circunstâncias parecidas com a sua, estando já identificados elementos que partilham esta lógica, nomeadamente em Lisboa e no Porto. «Cada um vai ter os seus clientes e vamos ajudar-nos mutuamente consoante as necessidades. Há uma lógica de prestação de serviços entre nós em função daquilo que vamos facturar ao cliente e daquilo que vamos precisar.»
Para a criação do logo e da identidade corporativa da Press-Kit, João Pinho lançou um concurso fechado cujo resultado será conhecido nas próximas semanas.
No âmbito desta mudanças João Pinho ficará responsável pela assessoria de imprensa do Optimus Alive, do Optimus Primavera Sound, do Optimus Clubbing e da D’Bandada Optimus. Cristina Carvalho continuará, como até aqui, a assegurar a comunicação de Optimus Discos e a BAN continuará a assegurar a comunicação institucional da Optimus.