Multivitamínico mais antigo do Mundo chega a Portugal

Criado em 1959 pela Bayer, Supradyn abriu caminho a um mercado até então inexistente: o dos produtos multivitamínicos. Desde então, esta categoria conheceu um enorme crescimento à escala global – só em Portugal, as vendas de multivitamínicos cresceram 11% no ano passado – e a concorrência inundou o mercado, mas Supradyn manteve-se sempre à tona, atingindo actualmente presença em 67 mercados e a liderança na região EMEA. Agora, chega oficialmente ao mercado português.

Com uma fórmula que combina 13 vitaminas e nove minerais que contribuem para a energia e para o sistema imunitário, Supradyn promete ser «um aliado no dia-a-dia dos portugueses que precisam de mais energia para combater os estados de cansaço e fadiga físicos e mentais». Já está disponível nas farmácias portuguesas em vários formatos adaptados a diferentes targets, desde as crianças aos adultos, passando pelos desportistas.

Em entrevista à Marketeer, Gonçalo Mello Barreto, responsável da área da Consumer Health (CH) da Bayer em Portugal, aborda a importância deste lançamento e os objectivos da marca para o mercado nacional. «Vamos solidificar a nossa posição no mercado e ganhar a confiança dos portugueses. Ambicionamos chegar à liderança que já temos noutros mercados europeus», adianta.

Gonçalo Mello Barreto, responsável da área da Consumer Health (CH) da Bayer em Portugal

O que motivou a decisão de lançar a marca Supradyn no mercado português, neste momento?

A Bayer quer ter uma presença forte em todas as categorias de Autocuidado. Esta nossa nova aposta vem com a missão de recarregar a energia dos portugueses, combatendo os estados de cansaço e fadiga física e mental, dando-lhes força para não desistirem. Achamos que Supradyn não podia vir em melhor momento, depois do último ano e meio que tivemos e que exigiu demasiado de todos nós.

Chega em Julho, porque muitas vezes também precisamos de energia para ir de férias, e para que, em Setembro, depois do período do Verão, possa ser um forte aliado no regresso ao trabalho e às aulas.

Quais as características e benefícios deste multivitamínico e como se distingue de outros produtos no segmento?

Em primeiro lugar, importa referir que Supradyn é a primeira marca de multivitamínicos do Mundo, contando com mais de 60 anos de experiência e uma eficácia clinicamente comprovada e suportada por estudos robustos.

A nível de características, Supradyn Energy conta com a combinação de nove minerais e 13 vitaminas e coenzima Q10, que contribuem para a redução da fadiga logo após a primeira toma, com um efeito rápido e duradouro.

Cada produto da nossa gama foi pensado clinicamente para o seu público-alvo. Todos têm como objectivo recarregar a energia dos consumidores, mas cada um tem um aporte superior dos ingredientes que, geralmente, aquele consumidor terá uma maior carência – como, por exemplo, a prevalência de antioxidantes para quem tem mais de 50 anos.

Como é composta essa gama?

Vamos ter mais do que uma gama disponível, bem como vários tamanhos, com o objectivo de nos ajustarmos às necessidades dos diferentes públicos-alvo e de várias ocasiões.
Para as crianças, vamos ter dois produtos: Supradyn Protovit, que consiste num multivitamínico em gotas de 15 ml; e Supradyn Junior Gummies, num formato de 30 deliciosas gomas com sabor a laranja, numa forma mais divertida e conveniente de tomar vitaminas no dia-a-dia.

Já para os adultos, vamos ter mais opções: Supradyn Energy, disponível em dois tamanhos (30 e 90 comprimidos); Supradyn Energy Sport (em saquetas), que, além das vitaminas, combina magnésio e potássio para quem tem défice destes minerais e para reduzir o cansaço e recuperar após os treinos desportivos; e Supradyn Energy 50+, um multivitamínico com minerais e polifenóis do azeite para uma acção antioxidante, formulado para quem tem mais de 50 anos.

Criado há mais de 60 anos, Supradyn é o multivitamínico mais antigo do Mundo. Que disrupção trouxe ao mercado? E como acompanhou, desde então, o crescimento da categoria à escala mundial?

A marca Supradyn foi registada pela primeira vez em 1959 e, como pioneira neste segmento dos multivitamínicos, teve um papel fundamental que foi “desbravar” este mercado das multivitaminas que, como hoje sabemos, move milhões de euros em Portugal e no resto do Mundo. É ainda uma marca que soube evoluir, sempre com base na ciência suportada com fortes estudos clínicos. A evolução trouxe-nos ao que a marca é hoje, oferecendo uma gama de produtos totalmente ajustados ao consumidor e às diferentes ocasiões.

A nível de crescimento à escala mundial, Supradyn já é uma marca madura, comercializada em mais de 67 países, e a marca Nº 1 de multivitamínicos na zona EMEA (Europa, Médio Oriente e Ásia), sendo que os países que mais consomem Supradyn são Rússia, Itália, Espanha, Argentina e Suíça. Depois, temos também outros países europeus com resultados interessantes, como a Áustria, Bélgica e Países Baixos, que nos ajudaram a consolidar a pertinência de trazer Supradyn para Portugal.

Quais os objectivos traçados em termos de vendas e quota de mercado de Supradyn para este ano e os próximos?

Um dos nossos grandes objectivos para este ano e próximo é, sem dúvida, que Supradyn ganhe distribuição e cresça em notoriedade para que se torne uma marca reconhecida e de confiança para os portugueses no mercado das vitaminas, suplementos e minerais. Conhecemos a concorrência e sabemos que é forte, mas também sabemos que este é um mercado em expansão e dependente de novas tendências e que, só no ano passado, cresceu 11%.

Em menos de cinco anos, esperamos chegar à posição número 2 e, a longo prazo, vamos solidificar a nossa posição no mercado e ganhar a confiança dos portugueses. Ambicionamos chegar à liderança que já temos noutros mercados europeus.

Como é que a marca será promovida no mercado português?

No mercado nacional, neste primeiro ano de arranque, o grande objectivo é ganhar notoriedade. Para isso, vamos ter uma forte presença nos pontos de venda (canal farmácia e parafarmácia), investir fortemente em televisão e campanhas digitais dirigidas à população em geral, e apostar em formações aos profissionais de saúde que vendem vitaminas, pois são importantes prescritores do produto.
Para o próximo ano, já estamos também a pensar lançar-nos nas redes sociais e aderir ao Marketing de Influência, através dos influenciadores digitais.

Supradyn é uma grande aposta a longo prazo da Bayer na área de Consumer Health e, por isso, pode esperar-se muito dinamismo e novidades para os próximos anos!

Texto de Daniel Almeida

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