Multipublicações passa a fazer parte da Direcção da Associação Portuguesa de Imprensa

A Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) deu, formalmente, posse a novos órgãos sociais. A presidência da Direcção passa a ser assumida pela DECO PROTeste Editores, representada por Cláudia Maia, directora e editora de publicações da organização.

O objectivo da Direcção agora empossada será, entre outros, “criar um plano de acção para a transição digital, que passará necessariamente pela definição de estratégias de produção, distribuição e monetização do conteúdo digital dos meios de comunicação social nacionais”, lê-se em comunicado.

«É preocupante ver que mais de metade dos concelhos em Portugal é ou está na iminência de se tornar num deserto de notícias, ou seja, não ter quaisquer jornais ou rádios aí sedeados», afirma Cláudia Maia. «Este deserto ocorre em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos e com menor actividade económica e tenderá a agravar-se se nada for feito. Por outro lado, a mudança de hábitos no consumo de informação e a emergência de novas tecnologias obrigam-nos a pensar em novas formas de fazer chegar a informação aos públicos mais jovens, que são o garante da democracia e da sustentabilidade do sector.»

Outra das prioridades passa por reforçar a representação dos associados junto de parceiros estratégicos nacionais e internacionais, que facilitem a criação de redes colaborativas para partilha de conhecimento, formação, discussão e aplicação de estratégias para o desenvolvimento e para a expansão do sector.

À Direcção junta-se a lista de corpos sociais, que inclui o Multipublicações Media Group, dono das revistas Marketeer, Human Resources e Executive Digest.

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