MultiOpticas volta a promover a saúde visual com a ajuda de Dolores Aveiro
Sensibilizar para a importância da saúde visual para o desenvolvimento físico e social, desde a infância, e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento de patologias mantém-se como um dos objectivos prioritários da MultiOpticas para 2022.
Nesse sentido, neste início de ano a rede de ópticas volta a desenvolver a campanha “Olhar de Mãe”. A acção é protagonizada por Dolores Aveiro, embaixadora da marca, que assume uma vez mais o papel de cuidadora e surge “ao lado de outras mães, nos momentos em que mais precisam de ajuda, para olhar pelos filhos”, conforme explica a marca. A campanha estreia hoje em TV e contará com outras acções com a presença das influenciadoras Rita Ferro Alvim e Catarina Raminhos.
Em entrevista à Marketeer, Sandra Silva, directora de Marketing da MultiOpticas, aborda a importância central que o tema da saúde visual assume na estratégia da marca.
Presente no mercado português há mais de 30 anos, que papel é que a MultiOpticas assume na saúde ocular dos portugueses?
A MultiOpticas tem como missão cuidar da visão dos portugueses e tem vindo a fazê-lo desde 1988, ano em que entrou no mercado português e trouxe alguma disrupção ao sector. Podemos mesmo dizer que, na altura, democratizámos o uso de óculos, oferecendo muito mais variedade, serviço de proximidade e acesso a saúde visual gratuita, através dos optometristas licenciados nas nossas lojas – sendo hoje o principal empregador de optometristas em Portugal.
Fomos também a primeira marca de óptica a fazer campanhas, a comunicar em televisão.
Na área da saúde visual, que acções de informação e sensibilização é que a marca tem vindo a promover?
Acreditamos que faz parte da nossa missão aumentar a notoriedade da importância da saúde visual. Fazemo-lo através de rastreios por todo o País para identificar necessidades de correção visual; de conteúdos no nosso site, bastante profundos; das nossas redes sociais, onde destacamos várias temáticas; e de campanhas de sensibilização para a importância da visão, por exemplo, para o sucesso escolar.
Esta é uma mensagem permanente ao longo do ano, que intensificamos em Outubro, mês em que se celebra o Dia Mundial da Visão. Em 2021, demos “Cheques Visão” de 100 euros a 1 310 crianças de escolas primárias na proximidade das nossas lojas, nas comunidades onde estamos inseridos.
Continuar a aumentar o acesso a saúde visual de qualidade faz parte dos nossos objectivos.
Ao longo dos últimos anos, a MultiOpticas tem-se dedicado à prevenção da saúde visual nas escolas. O que motiva a realização destas acções?
Sabemos que a visão é determinante para o desenvolvimento físico e social. Estima-se que cerca de 80% da aprendizagem seja processada por meio visual e é por isso fundamental garantir e possibilitar uma correcta aprendizagem e igualdade de oportunidades para as crianças para garantir um futuro promissor. A título de exemplo, em Portugal e na Europa, cerca de 30% das crianças são míopes, não vêem bem o quadro na escola, dificuldade que impacta necessariamente o seu rendimento escolar.
É assim clara a importância da visão na infância como principal motor de aprendizagem, que quando desconsiderada é muitas vezes associada a outras patologias.
Recentemente, a marca lançou uma campanha de recolha de óculos graduados usados nas suas lojas, tendo em vista a sua doação a instituições. Qual tem sido a resposta dos clientes?
Lançámos esta iniciativa pela primeira vez em 2019, com a primeira recolha de óculos usados com vista à sua limpeza, requalificação e catalogação para a missão que lançámos em Moçambique com a Helpo. Nessa altura, reunimos quase 1 000 óculos, que doámos na sequência de centenas de rastreios em escolas da Helpo no terreno, em parceira com a universidade local, a quem doámos o equipamento que levámos e os óculos recolhidos.
A partir daí, mantivemos esta recolha em permanência e periodicamente fazemos a sua requalificação e catalogação, doando-os em iniciativas junto de comunidades carenciadas e instituições que apoiamos, tendo já sido requalificados centenas de pares de óculos que os nossos clientes nos fizeram chegar.
De resto, a responsabilidade social tem sido uma bandeira da marca, em áreas como a segurança rodoviária. Que acções estão previstas para este ano?
Acreditamos que as empresas têm um papel nas comunidades em que estão inseridas que vai muito além do seu cariz comercial. O consumidor de hoje e o talento que precisamos recrutar valorizam muito além da estratégia comercial da empresa. Já não basta ter o melhor produto, ao melhor preço, no sítio certo e com a promoção certa, é preciso ir muito além para o consumidor se identificar com a marca e a escolher.
Temas de responsabilidade social e sustentabilidades estão hoje, mais do que nunca, intrinsecamente ligados à estratégia do grupo. Ao longo deste ano, continuaremos a desenvolver diversos projectos para aumentar o acesso à saúde visual, destacando cada vez mais a sua importância a vários níveis.
Acabámos de lançar a evolução da nossa linha de comunicação com a nossa embaixadora Dolores Aveiro a materializar esse cuidado através do seu “Olhar de Mãe”. Serão uma série de situações em que o “Olhar de Mãe” (e de pai) se expressa e a mãe mais conhecida de Portugal está presente para partilhar o seu olhar.
Veja aqui o filme da nova campanha “Olhar de Mãe”: