Multicare e Ordem dos Psicólogos Portugueses juntos pela saúde mental

Promover a literacia em saúde mental é o propósito da Multicare e da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) ao celebrarem uma parceria de colaboração, através da qual irão desenvolver actividades que alertem para a necessidade de prevenção e tratamento de doenças de foro psicológico. Para isso, a grande aposta vai para a disseminação de informação em soluções digitais que possam apoiar toda a população.

Segundo Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da OPP, «promover a literacia em saúde mental é uma forma importante de prevenção e de detecção atempada de situações que, sem conhecimento nestes temas, se podem prolongar e agravar». Em comunicado, o responsável refere que a parceria com a Multicare poderá ajudar a fazer chegar o conhecimento da ciência psicológica a cada vez mais pessoas.

Em comparação com o período da pré-pandemia, 75% dos portugueses sente-se mais só (Ferreira, 2022); 27% reportou sintomas moderados a graves de ansiedade; 26% acusou sintomas moderados a graves de depressão; e 26% apresentou sintomas moderados a graves de Perturbação de Stresse Pós-traumático (Almeida et al., 2020a, 2020b).

É neste contexto que surge a nova parceria, apresentada ontem, dia 25 de Outubro, durante um debate sob o mote “Talk Saúde Mental”, em que participaram o humorista António Raminhos, Tiago Pereira (psicólogo e membro da Direcção da OPP) e a embaixadora da Multicare Isabel Silva.

Para Maria João Sales Luís, presidente da Multicare, «a parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses vai reforçar o apoio da Multicare a uma área de saúde que deve, cada vez mais, ser valorizada, apostando no fomento de uma literacia em saúde mental, sobretudo junto das faixas etárias mais jovens, alertando desde cedo para as problemáticas de foro psicológico».

Na próxima terça-feira, 1 de Novembro, a Multicare, seguradora de saúde da Fidelidade, vai apresentar uma nova sub-cobertura de saúde mental, que descreve como inovadora e pioneira no mercado dos seguros de saúde, através a qual passará a comparticipar em reembolso 50% das subscrições das Apps Calm e Headspace.

Artigos relacionados