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O volume de negócios do mercado das agências de comunicação em Portugal terá crescido 7,7% em 2023, face a 2022, para 132,3 milhões de euros, de acordo com o estudo “O Valor da Comunicação” recentemente.
De acordo com estudo elaborado pela Informa D&B para a Associação Portuguesa das Agências de Comunicação (APECOM), que engloba dados de 126 empresas cuja atividade está diretamente relacionada com a comunicação, relações-públicas e ‘public affairs’ em Portugal, destas empresas, “20 ainda não apresentaram os seus resultados de 2023 tendo, por esse motivo, sido consideradas nos dados globais as últimas contas divulgadas (2022)”.
Outro dado interessante que o mesmo conclui é de que a maioria (70%) dos profissionais do setor da comunicação é composto pelo género feminino, com 40% dos cargos de liderança e gestão a serem ocupados por mulheres.
“Este estudo demonstra um crescimento em todos os indicadores económico-financeiros e, mesmo considerando uma estimativa conservadora, podemos concluir que o retrato do setor é positivo. A APECOM continuará a desenvolver o trabalho de valorização do setor”, afirma a presidente da associação, Maria Domingas Carvalhosa, citada em comunicado.
“A nossa postura é cada vez mais de transparência e, sendo um setor estratégico e tão importante para a gestão das empresas e consequentemente, para a economia e para a sociedade, queremos que a transparência comece ‘em casa’”, acrescenta a responsável.
Maria Domingas Carvalhosa sublinha que existem “algumas questões” que não permitem “desenvolver estudos de uma forma mais automática, nomeadamente, a disparidade de CAE [Código de Atividade Económica] utilizados pelas empresas do setor”.
Contudo, acredita “que, com o tempo, e com a ajuda das entidades públicas e das empresas do setor, vamos conseguir ultrapassar essa questão. Se há setor que tem de dar exemplo no que toca à transparência é o nosso”, remata a presidente da APECOM.