Mulheres associam Mercedes e Zara a imagem de líder
A agência brasileira TroianoBranding conta agora com um escritório em Portugal e revela os dados do primeiro estudo feito pela equipa em território nacional sobre quais as marcas de determinadas categorias de negócios com que as mulheres mais se identifica e porquê.
“A busca pela identidade no mundo feminino” procurou identificar qual a visão que as mulheres têm de si mesmas, olhando para o seu eu real (actual self) e como elas gostariam de ser vistas (ideal self). Foram apresentadas às entrevistadas dezenas de adjectivos e imagens de mulheres de estilos e actividades diversas.
As fotos que as inquiridas indicam para o seu actual self revelam preocupações com a família, gestão da casa, menos determinação e estilos menos extrovertidos, com citações como: boa profissional, confiável, dedicada, protectora e sincera.
Já quando questionadas sobre como gostariam de ser vistas, identificaram: inteligente, corajosa, criativa, líder, forte, decidida e ambiciosa. As fotos seleccionadas para projectar o seu ideal self revelam uma preocupação com independência, posições profissionais diferenciadas e de comando, além de investimento no cuidado com o corpo.
Para Jaime Troiano, fundador e presidente da TroianoBranding, saber identificar a natureza do espaço de idealização é fundamental para uma construção de marca bem-sucedida. «As marcas são sempre um veículo para aproximar o consumidor dos seus sonhos. O poder do branding é justamente fazer com que a marca seja esse passaporte, o que só é possível fazer quando se compreende o que pensa e sente o consumidor.»
A investigação considerou ainda algumas categorias de negócios e respectivas marcas do sector. Entre essas categorias foram incluídas: Automóveis, Lojas de roupas e alguns destinos turísticos. Neste sentido, as marcas que melhor representam essa idealização entre as categorias pesquisadas foram Mercedes-Benz, entre os automóveis, Zara entre as lojas de roupas e Londres como destino de viagem preferido.
No caso da Mercedes-Benz, a marca de veículos veio associada a atributos que levam à construção de uma imagem de líder, boa profissional, confiável e forte. Para a retalhista de moda Zara, os atributos mais associados ao ideal self foram bonita, líder, confiável e inteligente. E sobre os destinos turísticos, Londres foi o mais associado a adjectivos como exigente, boa profissional, inteligente e líder.
«Muitas marcas têm uma personalidade própria que pode actuar como uma ponte entre a imagem real e a ideal, contribuindo para ocupar o espaço de idealização. Por meio dos seus produtos, elas são uma espécie de ‘passaporte’ que pode aproximar-nos da expectativa que idealizamos para nós mesmos. É isso que faz delas uma enorme fonte de valor agregado e o grande segredo do branding na vida das empresas», realça Jaime Troiano.