Muito mais por menos

MARKETEER CONTENTS

Apesar da lotação adicional, carroçaria de maiores dimensões, novas motorizações e baterias mais eficientes, o novo ID. Buzz de 7 lugares é mais barato que o modelo anterior de 5 e já está disponível no mercado português.

O mais recente Pão de Forma eléctrico está agora disponível também com 6 ou 7 lugares, estes últimos numa carroçaria que aumenta apenas em 25 cm. Todas as versões contam com um novo motor eléctrico de 210 kW (286 cv) e a autonomia também cresceu, com a nova bateria de 86 kWh a permitir chegar até aos 467 km.

Com um design que não passa despercebido a quem com ele se cruza e uma versatilidade exemplar, a versão original do ID. Buzz ganhou agora mais um lugar em relação ao modelo nascido em 2022.

Já a nova carroçaria, mais longa, com sete lugares, conta com um comprimento total de 4,96 metros, o que representa apenas mais 25 centímetros. Com uma configuração 2/3/2, dispõe de ainda mais espaço para bagagem e conta com a nova e maior bateria de 86 kWh, que permite alcançar uma autonomia de 467 km, face aos também respeitáveis 445 km oferecidos pela de 79 kWh, na carroçaria mais curta.

A versão de 7 Lugares está preparada para carregamentos rápidos até 200 kW, subindo dos 10% ao 80% em apenas 26 minutos. Se ligada a uma wallbox de 11 kWh, serão necessárias 7,5 horas para uma carga total.

Quem também beneficia com isto tudo é a Cargo, versão comercial que recebe igualmente o novo motor de 210 kW (286 cv) e a bateria de 79 kWh, face aos 150 kW e 77 kWh da modelo anterior.

Relativamente à capacidade da bagageira, pode ir de uns respeitáveis 306 litros, com sete pessoas a bordo, até uns impressionantes 2469 litros, com os encostos dos bancos da segunda e terceira filas rebatidos, um record para viaturas de passageiros 100% eléctricas e com a sua importância não só para questões de trabalho, mas também para quem lhe irá dar outros usos, como o inevitável imaginário do surf para onde o ID. Buzz nos leva.

Outro destaque vai para um novo tecto panorâmico de alta tecnologia, o maior alguma vez utilizado num Volkswagen, com vidro inteligente, disponível para ambas as carroçarias. As várias camadas do vidro integram uma película de cristais líquidos, que pode ser ficar transparente ou opaca (modo de privacidade com protecção contra a luz e o calor).

Também a nível de infotainment foi efectuada uma actualização de hardware e de software, com uma nova geração de sistemas incluída de série. O ecrã táctil ganhou três centímetro de diagonal, sendo agora de 12,9’’ e também a barra táctil iluminada para controlo da temperatura e do volume é nova. O assistente de voz IDA foi igualmente actualizado, passando a incluir a integração de ChatGPT. Outra novidade é a aplicação Wellness, que permite ajustar várias funções do veículo para procurar melhorar o bem-estar durante a condução ou o carregamento.

Entre o equipamento de série destacam-se as extremamente úteis duas portas traseiras laterais deslizantes, faróis e farolins traseiros com tecnologia LED, sistemas de manutenção na faixa de rodagem e de travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto, e ar condicionado automático.

No final do ano chegará ainda a versão GTX, mais desportiva, com dois motores eléctricos e 340 cv.

 

Artigos relacionados