Mudum: Valorizar os parceiros
A servir diariamente mais de 310 mil clientes (e com uma quota de mercado de 1,3%), a Mudum é um dos nomes mais recentes no universo segurador em Portugal. Mas só mesmo o nome é novidade. Apresentada sob esta marca em 2021, a Mudum soma já 26 anos de experiência no sector, sendo anteriormente conhecida junto do público e parceiros como GNB Seguros.
«O impulso desta mudança a nível de marca foi o investimento do Grupo Crédit Agricole Assurances, que é agora nosso accionista a 100%», explica Afonso Themudo Barata, deputy CEO da Mudum. De acordo com o responsável, este reforço accionista levou à necessidade de a seguradora se desvincular do nome do novobanco, mantendo-se este como um grande parceiro, numa mudança que acabou por se revelar uma verdadeira oportunidade para criar uma nova identidade, independente, e criar, ainda, um maior sentido de pertença por parte dos colaboradores.
Hoje, a Mudum é uma marca coesa, com que a companhia se identifica e da qual toda a equipa se orgulha. «Para mim, esta mudança veio dar voz ao nosso novo posicionamento, necessário para responder a uma nova ambição de crescimento, com novas parcerias e foco na excelência do serviço», resume Afonso Barata.
Olhando para este primeiro ano sob a marca Mudum, o deputy CEO lembra que o processo de transformação começou em 2019, com um grande investimento no reforço das equipas e das infra-estruturas tecnológicas da empresa. De acordo com o responsável, nunca pararam de lançar produtos e serviços úteis para os clientes, reforçando os elevados padrões de satisfação de serviço, com base nas novas necessidades do mercado: «E é isto que ambicionamos continuar a fazer. Este último ano, o primeiro desde o rebranding, foi a conclusão, ou o culminar, se preferirmos, de todo este investimento e reestruturação de forma a prepararmo-nos para os desafios de crescimento inscritos na nossa ambição.»
É que, apesar de, na essência, estarmos perante a mesma empresa (mesmos valores, foco na qualidade e inovação da oferta, padrões de excelência e promoção da inclusão e diversidade), a verdade é que a Mudum está no seio de um processo de aceleração da transformação, de que é exemplo a nova sede com instalações adaptadas ao novo modelo de trabalho híbrido. Também foram implementadas novas ferramentas de CRM e de visão 360º dos clientes e é promovida uma colaboração próxima com o ecossistema das insurtechs, que levou até, recentemente, a um acordo que permite apoiar os parceiros no reforço da capacidade de servir os seus clientes.
«A GNB Seguros era uma empresa com muita experiência e vocacionada para o modelo de Bancasseguros, e a Mudum, bebendo desta experiência, é uma empresa que não só quer continuar a explorar todo o potencial com o seu parceiro de longa data, como tem agora, também, uma visão mais ampla do negócio numa perspectiva de alargar a sua base de parceiros e de explorar novos modelos de distribuição onde o digital, os dados e o omnicanal são fundamentais», explica Afonso Barata. No campo da Bancasseguros Não Vida, a quota de mercado da Mudum situa-se, actualmente, nos 8,8%.
MAIS PERTO DAS PESSOAS
Enquanto Mudum, a seguradora apresenta um posicionamento renovado que espelha a visão abrangente de protecção e que possibilita uma aproximação das pessoas. Segundo Rita Leotte, responsável de Comunicação, a Mudum coloca-se, assim, no lugar certo para ajudar cada pessoa a tirar o melhor partido das mudanças que acontecem nas suas vidas. «Este é o nosso posicionamento», sublinha.
«A palavra “Mudum” é uma fusão livre das palavras “mudança” e “mundo” e pretende transmitir uma ideia da comunidade global em que vivemos, na qual a mudança é uma constante da vida, podendo ser negativa ou positiva, pequena ou grande, permanente ou temporária. Mas sendo sempre um evento na vida das pessoas que nós pretendemos acompanhar de perto, dando-lhes o impulso que precisam para seguirem em frente», acrescenta ainda Rita Leotte.
De acordo com a responsável, o perfil de clientes da Mudum corresponde maioritariamente a clientes particulares, famílias e pequenas empresas. Seguindo de perto o seu novo posicionamento, a companhia procura estar ao lado de cada um deles, acompanhando cada pessoa do princípio ao fim das mudanças que vão ocorrendo no dia-a-dia e ao longo da vida, de uma forma muito próxima e humana.
«A principal preocupação é que a comunicação que fazemos seja verdadeiramente transversal a qualquer geração», refere ainda, frisando que um dos grandes objectivos da Mudum é ter uma comunicação clara, com conteúdos transparentes e de fácil compreensão, que contribuam também para melhorar os níveis de literacia financeira ou, no limite, contribuir para que estes não sejam uma objecção à compreensão dos produtos e serviços.
Na Mudum, a oferta de produtos é vasta – seguros Auto, Casa, Saúde, Acidentes Pessoais, Acidentes Trabalho – «mas o foco é sempre a criação de produtos adaptados às necessidades dos clientes dos parceiros», aponta Afonso Barata. O deputy CEO explica que quando a Mudum comunica com um potencial parceiro, não lhe apresenta um produto fechado, uma vez que o objectivo não é que se transforme meramente num mediador da companhia. «A ideia é trabalharmos em parceria, numa perspectiva de co-criação, para podermos oferecer produtos para os clientes que respondam da melhor forma às suas necessidades específicas. Acreditamos que é este trabalho em equipa, sempre com o cliente em mente, que nos diferencia no mercado», conclui.
Ao longo dos últimos meses, a Mudum reestruturou a sua área de Negócio de forma a responder à necessidade de obtenção de novas parcerias, um dos grandes objectivos para o ano de 2023, que se aproxima a passos largos. Neste momento, a seguradora tem equipas capazes de responder ao actual parceiro e também a novas parcerias que venham a ser estabelecidas no futuro, sempre com a qualidade de serviço pela qual é reconhecida.
«A nossa ambição é crescer e permitir aos nossos parceiros que cresçam connosco. Queremos expandir os nossos canais de distribuição, obter novos parceiros em novos sectores de actividade, tais como a grande distribuição, sector dos serviços, insurtechs e marketplaces», aponta o deputy CEO. Para isso, a Mudum conta com a experiência do Grupo Crédit Agricole Assurances, que tem já uma longa história de sucesso nesta área. «Sendo o nosso accionista único, o grupo conta com muita solidez e experiência na criação de parcerias em diferentes sectores de actividade», acrescenta o líder da Mudum, sublinhando a importância deste apoio.
POTENCIAR OS PARCEIROS
Uma vez que a Mudum opera através das marcas dos seus parceiros, tem a preocupação de não se sobrepor às mesmas. Rita Leotte afirma que a estratégia de comunicação da seguradora passa por potenciar as marcas dos seus parceiros, dar-lhes força, através de um trabalho de bastidores que não é publicamente reconhecido.
«A Mudum existe, a nossa identidade é importante e diferenciada» e isso mesmo é visível, por exemplo, na forma como a companhia divulga a sua actividade nas plataformas digitais. Seja através do seu próprio website institucional ou das redes sociais (LinkedIn), a Mudum faz questão de ter uma presença relevante: «Não perdemos a nossa identidade. Valorizar a marca do nosso parceiro não nos torna invisíveis, uma vez que representamos uma forma de estar muito própria e distintiva.»
Já no que diz respeito a colaborações com influenciadores digitais ou outro tipo de figuras públicas e personalidades reconhecidas junto dos clientes, a responsável de comunicação sublinha que, em sequência do eixo estratégico “Pilar Social”, mais importante do que ter embaixadores da marca é contribuir e trabalhar com embaixadores de causas e propósitos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade. É por isso que, desde 2010, que a Mudum está ao lado da APSI – Associação Portuguesa de Segurança Infantil, apoiando a comunicação do trabalho desenvolvido por esta organização e vincando a importância da implementação de medidas de prevenção e reforço da segurança infantil.
A nível de eventos, a Mudum participa, essencialmente, em acções institucionais, porque é esse o seu posicionamento de comunicação, mas também são incluídos na agenda alguns eventos mais dirigidos ao público em geral e que promovem temas relacionados com pilares estratégicos, tais como desenvolvimento sustentável, literacia financeira e cultura. Exemplo disso é o patrocínio do Grupo Crédit Agricole ao evento Temporada França-Portugal, com diversas iniciativas culturais que enriquecem a sociedade.
Mas os eventos mais importantes serão aqueles que marcam a vida dos clientes, «eventos grandes, importantes e eternos como ter um filho, ou eventos pequenos, quotidianos e efémeros como ter um furo no pneu», sublinha Rita Leotte. «E a esses eventos nunca faltamos, acompanhando-os de perto», conclui a responsável de Comunicação.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.