MTV lança campanha de apelo ao voto

Os níveis elevados de abstenção são um problema em Portugal, mas não só. A dificuldade em levar os eleitores às urnas motivou a MTV a desenvolver uma campanha sob o mote “+1thevote”, através da qual apela ao voto dos mais jovens – especialmente os Millennials e Geração Z.

Segundo aponta a agência Reuters, esta não é a primeira vez que a MTV surge associada à questão do voto. Em 1990, Madonna juntava-se ao movimento “Rock the Vote” do canal de televisão pedindo para que os espectadores votassem nas eleições para o senado norte-americano.

Agora, a aposta é maior e mais abrangente. Durante um ano, a MTV propõe-se a incentivar os jovens a votar, estando a preparar acções e conteúdos para todo o tipo de plataformas: televisão, redes sociais e eventos ao vivo. O plano envolve, por exemplo, patrocinar os bailes de finalistas de escolas que organizem campanhas a favor do registo de eleitores.

A campanha dirige-se especialmente àqueles que vão votar pela primeira vez. Segundo a Reuters, quatro milhões de norte-americanos farão 18 anos a tempo das eleições presidenciais de Novembro do próximo ano.

A ideia é que o acto eleitoral seja visto como uma experiência, algo que vale a pena partilhar com os amigos. Além disso, é preciso assegurar que não é um exercício que cause qualquer tipo de atrito: «Para os mais jovens, que podem pedir qualquer coisa automaticamente nos seus telemóveis, o facto de que em muitos locais precisam de ir a um posto dos correios (…) parece loucura», conta Brianna Cayo Cotter, SVP Social Impact da MTV.

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