Movimento Nutri-Score quer descomplicar a alimentação dos portugueses

“Descomplica a tua Alimentação” é o mote da nova campanha do Movimento Nutri-Score em Portugal, que tem como objectivo consciencializar os portugueses para a importância de escolhas alimentares informadas.

A aposta publicitária conta com o apoio do Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste, Jerónimo Martins e Nestlé, e pretende informar sobre a existência de um sistema de rotulagem nutricional simplificado, o Nutri-Score, que, segundo um estudo publicado na revista científica Nutrients, é considerado o modelo mais eficaz nas escolhas alimentares dos portugueses. A iniciativa contempla a presença numa rede selectiva de 50 mupis em todo o País, bem como uma activação digital nas suas redes sociais.

«De acordo com alguns estudos, sabemos que a generalidade dos consumidores não consegue compreender e interpretar os rótulos alimentares, nomeadamente as suas informações nutricionais. Acreditamos que com este tipo de campanhas estamos a dar mais um passo em frente, rumo a uma população mais informada e consciente das suas escolhas alimentares», diz, em comunicado, Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da Deco Proteste.

Os alimentos classificados como A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada. O Nutri-Score já foi adoptado, de forma voluntária, em vários países europeus, tais como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e Suíça. Em Portugal, várias empresas também já adoptaram voluntariamente o uso deste sistema de rotulagem nutricional simplificado.

Artigos relacionados