Motivos para deixar tudo e vir a Portugal

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M.ª João Vieira Pinto

Directora de Redacção Marketeer

Editorial publicado na edição de Outubro de 2014 da revista Marketeer

Jean Claude Berrouet foi o enólogo que durante cerca de 40 anos fez um dos mais prestigiados e mais caros vinhos do mundo, o Petrus (numa garrafeira gourmet de um supermercado de Lisboa pode encontrar-se um Petrus à venda por 2.750 euros). Agora, aceitou o desafio e vai trabalhar um vinho do Douro, da Quinta da Boavista. Jean Claude Berrouet já seria conhecedor do nosso País e dos nossos vinhos. Mas acredito que, há uns anos, teria vacilado mais em dar o “sim”. Porque a verdade é que, como já muito se escreveu e repetiu: Portugal está na moda!

Só no 1.º semestre de 2014, o Turismo de Portugal revelou um saldo da balança turística de 2,5 biliões de euros, um aumento de 13,6% face ao período homólogo anterior. E, esta, é uma tendência em crescendo. José Bento dos Santos há muito que nos diz que temos o melhor peixe do mundo. Mas também temos grandes vinhos, hotéis que sabem receber, enormes vozes na música, dos melhores festivais da Europa. E mais, muito mais ainda. Ingredientes que, todos reunidos, têm levado Portugal no seu todo e algumas cidades em particular a ser alvo de notícias e reportagens em todo o mundo.

A Condé Nast Traveler de Espanha publicou há uns meses um artigo que dizia apenas: “20 motivos para deixar tudo e ir a Portugal”. A CNN considerou Lisboa a “cidade mais cool da Europa” e Frank Bruni, jornalista do “The New York Times” – que já veio e voltou, uma e outra vez –, diz que Lisboa nem precisa de qualquer recomendação. Basta ser o que é! Depois, há ainda o lado empresarial, com Portugal a afirmar-se como uma opção válida para algumas multinacionais que querem “deslocalizar para perto” (nearshore) alguns dos seus centros. Nos últimos dois anos, os investimentos têm-se multiplicado e os projectos têm vindo a crescer.

O mesmo acontecendo com nomes grandes que quiseram passar a ter cá um recanto, como o designer Philip Starck. Este é um texto que se poderia estender ao longo de várias páginas. Iremos entregar-nos a esse trabalho apenas na próxima edição! Porque é já em Novembro que vamos levar o tema a debate na VI Conferência da Marketeer, no Museu do Oriente.

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