Morte de Mário Soares gerou perto de 16 mil notícias

Desde o momento em que foi anunciada a morte de Mário Soares, na tarde de sábado, dia 7, que já foram publicadas mais de 15.900 notícias sobre o acontecimento. Um estudo realizado pela Cision indica ainda que os meios de comunicação social dedicaram mais de 230 horas (o equivalente a mais de nove dias) de emissão de rádio e televisão ao falecimento do antigo presidente da República.

Directos, emissões especiais, entrevistas e debates foram alguns dos formatos escolhidos pelos meios de comunicação para lembrar Mário Soares. Segundo o mesmo estudo, que envolveu não só o espaço editorial português mas também o internacional, os canais de informação foram os que mais tempo dedicaram ao tema: RTP3, SIC Notícias, TVI 24 e CMTV foram responsáveis por aproximadamente 162 horas de emissão.

Já os canais generalistas dedicaram cerca de 36 horas à morte de Mário Soares. As rádios Antena 1, TSF e Rádio Renascença contabilizaram 34 horas de emissões. Por fim, os jornais portugueses publicaram 699 artigos e os meios online partilharem 4.486 notícias. Na comunicação internacional, a Cision encontrou 8.351  peças publicadas.

O estudo diz respeito ao período compreendido entre 7 e 11 de Janeiro, quando terminaram os três de luto nacional decretado pelo Governo.

Artigos relacionados