Morreu Rita Lee, “rainha do rock brasileiro” e das músicas para publicidade
Foi no dia 9 de Maio que o Mundo recebeu a notícia da morte da cantora brasileira Rita Lee. Conhecida como a rainha do rock brasileiro, a artista lutava contra um cancro do pulmão desde 2021, falecendo aos 75 anos em casa esta segunda-feira, em São Paulo.
Com um percurso musical com mais de 50 anos, Rita Lee passou ainda pela publicidade participando em diversos anúncios para marcas como Telefónica, All Star e Shell. A participação na campanha desta última deu-se em 1969, quando a cantora ainda fazia parte da banda Os Mutantes.
Além disso, algumas das suas canções e interpretações ficam também eternizadas nas mentes dos brasileiros como banda sonora de apostas publicitárias, onde se inclui a Rider (1983) e o tema “Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues, assim como a Natura (2021) e partes da música “Jardins da Babilônia”.
A nova autobiografia
A morte da cantora dá-se numa altura em que a Contraponto Editores prepara a publicação do seu mais recente livro “Rita Lee: Outra Autobiografia”, um “relato intimista e impressionante sobre a luta que travou até ontem contra o cancro”, salienta a editora, em comunicado.
Nesta obra, sequela de “Uma Autobiografia”, publicada em 2017, Rita Lee revela-se “inteira, evidenciando a coragem e a honestidade com que trilhou o seu caminho, tanto na música como na sua vida pessoal. Excêntrica, aventureira, criativa e ousada, Rita Lee levou ao palco a sua essência e talento, não deixando que ninguém cantasse – ou contasse – a sua história por si.”