Monverde Wine Experience Hotel: Um templo ao vinho

Entre os bagos e vinhos da Quinta da Lixa, nasceu em 2015 o Monverde Wine Experience Hotel, o primeiro hotel vínico da região dos Vinhos Verdes. Situado em Telões (Amarante), este hotel dá aos seus hóspedes a possibilidade de aprenderem mais sobre os saberes e sabores da região, mas também de produzirem e engarrafarem o seu próprio vinho, usufruírem de uma experiência enogastronómica, ou relaxarem o corpo e a mente através de terapias de bem-estar que têm como base a vinoterapia.

A ideia de desenvolver uma oferta de enoturismo com alojamento surgiu da necessidade de criar sinergias com a Quinta da Lixa – que em 2015 já recebia mais de 2600 turistas em visitas planeadas –, numa altura que coincidia também com um forte crescimento do mercado de exportação. «O Monverde tem na sua génese a paixão dos accionistas pelo vinho e pela sua envolvente – da vinha ao copo, prestando atenção aos seus mistérios, à história, à identidade de aromas e sabores da região dos Vinhos Verdes e integrando a filosofia da Quinta da Lixa em serviços de acolhimento e propostas enoturísticas que celebram o vinho verde em diferentes abordagens», afirma Óscar Meireles, administrador da Quinta da Lixa.

Desde então, o crescimento sustentado e reconhecimento por parte do mercado têm levado a investimentos constantes na melhoria e expansão do espaço, reforçando a aposta no turismo vocacionado para a natureza, gastronomia, vinho e bem-estar. Apenas três anos e meio após a sua fundação, a capacidade do hotel foi aumentada em 50% com a criação de 16 novas unidades de alojamento, entre as quais se destacam 10 Wine Experience Suites, uma sala de provas de vinho e um espaço sensorial.

Já este ano, o hotel Monverde apostou na criação de novos espaços de lazer e na ampliação de outros espaços já existentes, com o alargamento da zona envolvente das piscinas exteriores, um novo bar de apoio às piscinas, um novo parque infantil e a estreia de um novo espaço de restauração, o Pátio do Arinto.

No ambiente exterior, junto à Vinha do Arinto, foi criada uma nova experiência de jantar ao ar livre. Já ao nível das actividades vínicas, o destaque vai para a recuperação da Casa do Rio, a antiga casa do caseiro, e de três dos moinhos antigos, que passam a estar disponíveis para acolher a realização de provas e actividades vínicas e outdoor.

LEQUE VARIADO DE EXPERIÊNCIAS

O enoturismo desempenha hoje um papel crucial na actividade da Quinta da Lixa, através de diferentes valências e iniciativas que convidam a viver o vinho, a vinha, o património e a história locais. A oferta da empresa nesta área inclui actividades que vão desde a visita ao Centro de Vinificação às provas de vinho, passando pela academia de iniciação à prova, os passeios e piqueniques nas vinhas, a participação na actividade diária de viticultura na vinha ou o programa “Enólogo por um dia”, no qual cada hóspede pode seleccionar as castas do seu vinho, engarrafar, encapsular e definir a imagem da sua própria garrafa. Porém, a oferta de experiências ligadas ao vinho não fica por aqui. «O Monverde Wine Experience Hotel trabalha durante todo o ano para que os enófilos encontrem aqui propostas adequadas às épocas do ano e a diferentes exigências de consumo. Realizamos “Jantares com história”, nos quais seleccionamos temas de todo o mundo para harmonizar com vinhos de diferentes geografias, fazemos provas temáticas, eventos culturais, animação musical e cinematográfica», exemplifica Óscar Meireles.

E porque, no Monverde, o que se promete é uma viagem pelos cinco sentidos, o restaurante, liderado pelo chef Carlos Silva, apresenta uma cozinha onde os sabores locais e produtos autóctones são elevados por uma carta de vinhos de excelência. Também o Experience Spa permite manter uma ligação estreita com o mundo do vinho, privilegiando os tratamentos exclusivos à base da uva e seus derivados, sem esquecer os passeios ao ar livre, acompanhados por técnicos de enoturismo, que permitem um conhecimento mais aprofundado da região.

A par de todas estas iniciativas, o Monverde tem vindo a desenvolver o conceito de adega boutique, que «permitirá aos enófilos mais arrojados terem a sua própria parcela de vinha e produzirem anualmente o seu vinho, reforçando o nosso papel de representantes da região dos Vinhos Verdes, com uma pedagogia da vinha associada e exclusividade na oferta apresentada », sublinha o administrador da Quinta da Lixa.

Pelas suas características, o hotel está orientado para o turista que procura um produto de bem-estar, de natureza e aventura, aliando a oferta enogastronómica como experiência agregadora da experiência. Em termos de tipologia de cliente, o mercado externo, que em 2019 (pré-pandemia) já representava mais de 50% dos visitantes, é preponderante para o negócio do grupo. Ainda a recuperar de dois anos de pandemia, o Monverde Wine Experience Hotel tem vindo a registar uma «recuperação lenta, mas positiva» dos mercados emissores, com destaque para os EUA (o principal), seguindo-se o Brasil, Reino Unido, Alemanha e França. «O mercado nacional desempenhou um papel fundamental durante todo esse período pandémico e acreditamos que venha a manter-se ainda por mais algum tempo, razão pela qual o mantemos como estratégico, sem descurar o objectivo de recuperarmos os mercados externos para os índices pré-pandemia», ressalva Óscar Meireles.

O administrador da Quinta da Lixa garante ainda que «o ano de 2022 está a consolidar-se como o ano da recuperação». De resto, as previsões «apontam no sentido de fecharmos o ano com um volume de negócios ligeiramente acima de 2019, o que nos deixa extremamente satisfeitos e confiantes de que a recuperação possa ser sustentada, apesar dos actuais desafios à economia nacional e global», reitera.

E não obstante 2023 ser uma incógnita para o sector, perante o actual cenário de inflação, a intenção passa por «dar continuidade ao plano de expansão» dos produtos e serviços da Quinta da Lixa. «O enoturismo é uma actividade económica essencial para um produtor de vinho com vinha e adega própria e é fundamental para o seu crescimento sustentado. O investimento nesta área vai continuar a ser realizado de forma estruturada e capaz de ultrapassar as dificuldades», assegura o responsável.

SUSTENTABILIDADE NO ADN

A sustentabilidade é outro dos pilares do Monverde Wine Experience Hotel, que ostenta o rótulo ecológico da União Europeia e a certificação Biosphere. Desde o início que o objectivo dos administradores da Quinta da Lixa foi o de criar um projecto disruptivo nesta área, tendo todo o hotel sido desenhado com a preocupação de ser o mais sustentável possível.

Um posicionamento que se reflecte desde a escolha dos materiais utilizados – 85% da pedra usada na actual construção provém dos muros e casas antigas da propriedade e foi utilizada para os interiores e exteriores – à utilização de tintas de reduzido impacto ambiental, passando pela criação de um parque solar com capacidade para garantir o aproveitamento de energias renováveis, a criação de um sistema de reaproveitamento de águas com vista à rega da vinha e dos jardins, assim como a utilização das águas da chuva e da luz natural de forma mais rentável.

«Todos os projectos e iniciativas que concretizamos procuram, em última análise, promover os princípios da sustentabilidade junto de toda a cadeia de valor. Desde a correcta gestão de resíduos à não utilização de plásticos de uso único, sem descurar a contínua aposta na formação dos nossos colaboradores», frisa Óscar Meireles. «Temos igualmente por base uma preferência pelos produtos e produtores locais, que surge como uma solução incontornável para ajudar a aliviar o impacto das alterações climáticas. É possível atingir-se o duplo objectivo de redução das emissões de CO² e do consumo de recursos, reinventando a gestão e tendo por base princípios ecológicos», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

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