Especialistas em financiamento

MARKETEER CONTENTS

Fundado em 1992, o Montepio Crédito é a empresa de crédito especializado do Grupo Montepio, focando a sua actividade no financiamento via parceiros de negócio. A empresa posiciona-se no mercado com um vasto leque de soluções financeiras que abrangem os diversos segmentos de mercado em que opera – seja no sector automóvel, dos equipamentos ou retalho de bens e serviços -, sendo uma das instituições portuguesas que mais produtos e serviços financeiros agrega na sua oferta de valor. O foco da empresa está em oferecer, através dos seus parceiros, as soluções mais adequadas para cada cliente.

«O Montepio Crédito posiciona-se no mercado como uma entidade que, em conjunto com os seus parceiros de negócio, cria soluções customizadas capazes de responder às necessidades dos clientes. Em cada segmento específico em que estamos presentes, temos criado as soluções de financiamento mais adequadas, considerando o tipo de bem a financiar, mas também o montante e a maturidade do crédito ajustados às capacidades creditícias dos nossos clientes», garante Tiago Teixeira, director de Marketing do Montepio Crédito. Estando integrado no Grupo Montepio, o Montepio Crédito é, desde a sua origem, uma empresa de capitais portugueses, com todo o centro de decisão em Portugal, pelo que «toda a cadeia de valor fica retida no País, o que propicia um maior contributo para a economia.

Estas características facilitam a transmissão ao mercado da necessária confiança, estabilidade e segurança na continuidade do negócio e das relações estabelecidas com os nossos clientes, bem como da proximidade que mantemos com os nossos parceiros de negócio», sublinha Tiago Teixeira, acrescentando que a empresa ostenta («com muito orgulho») o selo “Portugal Sou Eu”. «O Montepio Crédito insere-se num grupo com um ADN muito especial, não apenas pela sua longa história no mercado, mas também por valores que os portugueses tanto valorizam. É com muita satisfação que verificamos que os clientes e o mercado valorizam aqueles que estão cá e sempre estiveram», reitera.

Reconhecimento pelo mercado

Ao longo destes 26 anos de actividade, um dos momentos mais marcantes no percurso da empresa é integração no Grupo Montepio. Este é o momento em que a empresa se reposiciona, assumindo parcerias com os principais players nos mercados em que actua, seja automóvel, equipamentos industriais, agrícolas e de transportes, bem como de bens e serviços de grande consumo.

Desde então, o Montepio Crédito tem como principal canal de origem de negócio os seus parceiros de negócio, ou seja, é financiando os bens e serviços que estes comercializam que conquista a maioria dos seus clientes. «Temos o nosso modelo de negócio essencialmente focado na actividade de intermediação», explica Tiago Teixeira, acrescentando que a empresa tem tido «uma notável e gradual evolução, sempre acompanhada por uma política de risco conservadora».

O responsável refere ainda como momentos marcantes no percurso da empresa os prémios conquistados ao nível dos recursos humanos e da excelência no trabalho e, recentemente, da Escolha dos Profissionais na categoria “Empresas de Crédito ao Consumo”. «É uma distinção que evidencia que o trabalho que realizamos diariamente, procurando prestar um serviço de excelência aos nossos parceiros de negócio, é reconhecido pelas entidades que connosco se relacionam», frisa. Apesar de estar muito ligada à intermediação de crédito, a empresa tem procurado alargar o seu âmbito de actividade a produtos de crédito directo, para satisfazer as necessidades dos clientes que, cada vez mais, procuram soluções de financiamento não associadas à aquisição de um bem específico.

«Temos procurado incrementar o nosso canal directo através do reforço de uma estratégia digital, redefinição de circuitos e modelos de decisão, para aquisição de novos clientes. Este é um mercado que nos permite avaliar as novas tendências dos consumidores», destaca o director de Marketing do Crédito Montepio. Também por esta aposta no canal directo, o Montepio Crédito tem como um dos principais desafios para 2019 acelerar o seu processo de transformação digital e respectiva implementação em termos de processo de aprovação e formalização dos financiamentos, seja por via directa ou através dos pontos de venda. «Este processo tem também um grande desafio a montante, com a necessidade de optimização de processos, reforçando assim a excelência de serviço, customização e inovação da oferta de produtos e serviços», lembra o responsável.

Uma estratégia que, de acordo com o responsável, permitirá reforçar a percepção que os consumidores portugueses têm do Montepio Crédito: «Uma empresa que conhece as suas necessidades e, capaz de desenhar soluções que se ajustam às suas capacidades e muito focada na qualidade de serviço e experiência de cliente, não só na disponibilização de serviços financeiros, mas também de produtos complementares ao financiamento.»

Acções de responsabilidade social

Tendo em conta as especificidades do seu negócio (intermediação de crédito), o Montepio Crédito concentra grande parte do seu investimento em comunicação em acções de ponto de venda. «Não descuramos, no entanto, a necessidade de posicionamento do Montepio Crédito no mercado em geral enquanto “Especialistas em financiamento”, mensagem que, aliás, se encontra na nossa assinatura. Neste âmbito temos, nos últimos anos, realizado campanhas regulares “above the line”», refere o director de Marketing. A aposta no canal directo tem levado também a empresa

a canalizar uma parte do investimento para os canais digitais. No mundo “offline”, o Montepio Crédito tem realizado diversas acções de solidariedade e responsabilidade social, com impacto e eficácia no mundo real. Ainda recentemente, a empresa anunciou a plantação de mil carvalhos em Castelo de Paiva, no âmbito de uma acção de reflorestação solidária. A iniciativa insere-se no âmbito de um projecto dirigido aos colaboradores da empresa, que pretende promover internamente a sensibilização ambiental e adopção de práticas sustentáveis. «Levamos este tema muito a sério

. No caso concreto da acção de reflorestação solidária em Castelo de Paiva pretendemos dar o nosso contributo para a sensibilização da necessidade de reflorestação da floresta portuguesa, tão fustigada nos últimos anos», frisa Tiago Teixeira. Ainda no âmbito da responsabilidade social, a empresa mantém uma política activa de envolvimento dos seus colaboradores em causas sociais, de que é exemplo uma recente iniciativa de apoio a instituições de solidariedade social realizada no último Natal.

«Desafiamos as nossas equipas a escolher e partilharem entre todos as acções de instituições à sua escolha, processo que terminou com a premiação destas entidades com apoios que esperamos poderem contribuir para a actividade que desenvolvem», refere o director de Marketing.

Artigos relacionados