Montepio Associação Mutualista: Uma missão de apoio ao próximo

Em 2023, o Grupo Montepio procedeu a um processo de revisão da estratégia de sustentabilidade, tendo a mesma sido aprovada e implementada em 2024. O plano de acção da instituição nesta matéria assenta em eixos estratégicos de sustentabilidade, nos quais se encontram agrupados os temas relevantes identificados ao longo do processo, suportados em compromissos, acções e indicadores-chave de desempenho (KPI), cruciais para o seu desenvolvimento, para a prosperidade e para a criação de valor.

Designado por “Compromisso Sustentável”, o novo plano estratégico está alicerçado em cinco eixos orientados à promoção do desenvolvimento sustentável, ao bem-estar das comunidades e à preservação ambiental. São eles: “Criar valor, confiança e prosperidade”, focado em assegurar a sustentabilidade e o crescimento da actividade do grupo e no desenvolvimento de relações de confiança e fidelidade, afirmando e garantindo o respeito pelos direitos humanos; o segundo, “Valorizar as nossas pessoas” – o Grupo Montepio, enquanto empregador de referência, dá prioridade à diversidade, igualdade, inclusão e bem-estar dos seus colaboradores; “Investir na comunidade” – envolvendo-se activamente na transformação social, através de iniciativas de voluntariado e literacia financeira e promovendo conexões significativas entre o grupo e a sociedade; o quarto eixo, “Preservar o ambiente” – actuando como agente de mudança no combate às alterações climáticas e na promoção da transição energética, bem como na implementação de uma gestão eficiente de resíduos e políticas de investimento ESG; por fim, “Governar no quadro dos valores ESG” – reforçando a conduta ética e a transparência, e assegurando que todas as entidades seguem padrões elevados de ética, compliance e protecção de dados.

A estratégia do Grupo Montepio ref lecte, desta forma, o compromisso de promover o associativismo, proteger os direitos humanos e adoptar uma abordagem económica sustentável, reafirmando a sua missão de criar valor para as comunidades onde actua, contribuindo para o desenvolvimento social, económico e ambiental de forma ética e responsável.

INVESTIMENTO NA DIMENSÃO AMBIENTAL

O Montepio Associação Mutualista tem integrado de forma crescente a dimensão ambiental nas suas práticas de gestão e análise de risco, alinhando-se com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governance). Um compromisso que se reflecte tanto na gestão de activos como na redução da pegada ecológica da organização, através de iniciativas concretas que promovem a sustentabilidade.

Nesse sentido, a Associação implementou uma política interna de gestão de risco de mercado, segundo a qual qualquer investimento em sectores de alta intensidade carbónica é submetido a uma análise rigorosa com base nos princípios ESG. Adicionalmente, a política de investimento estabelece metas ambiciosas para a inclusão de activos sustentáveis na carteira: 40% a 45% de exposição a activos ESG até 2025 e 75% de activos ESG na carteira total até 2030. Estes objectivos são ajustáveis, dependendo das condições de mercado e das possibilidades de investimento, e o Montepio Associação Mutualista mantém uma monitorização contínua para identificar oportunidades alinhadas com a sua política de investimentos sustentáveis.

A redução da pegada ambiental é, por seu lado, uma prioridade transversal à organização. Entre 2022 e 2023, foi alcançada uma diminuição de cerca de 50% no consumo de papel, impulsionada por processos de digitalização e iniciativas como eliminação de publicações em formato físico, comunicação digital com associados, ou adesão e subscrição de modalidades mutualistas através de processos digitais no site oficial. A digitalização contribui também para reduzir emissões de gases com efeito de estufa (GEE) associadas ao ciclo de vida do papel, incluindo produção, transporte e tratamento de resíduos.

No entanto, o Grupo Montepio tem vindo a implementar medidas adicionais para minimizar o impacto ambiental, tais como: transição gradual para uma frota de viaturas híbridas plug-in, eliminação de cartões de plástico, eficiência energética nos edifícios, desligando luzes e aparelhos de ar condicionado após o expediente, instalação de equipamentos de água filtrada para redução de consumo de garrafões de plástico, uso de chávenas reutilizáveis em substituição de copos de plástico e separação e reciclagem de resíduos, com contentores para papel, toners, contentores assépticos e equipamentos electrónicos.

FUNDAÇÃO MONTEPIO NA COMUNIDADE

Por seu turno, a Fundação Montepio tem desenvolvido, ao longo de quase três décadas, várias iniciativas de apoio à economia social e de promoção do desenvolvimento sustentável. Através do cumprimento das suas Linhas de Orientação Estratégica e do Plano de Acção e Orçamento, a Fundação visa melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de risco e fomentar a inclusão social. Em 2023, a Fundação alinhou a actuação com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), redireccionando a sua estratégia de responsabilidade social para contribuir de forma mais eficaz para esses objectivos.

O projecto Frota Solidária é, nesse âmbito, a iniciativa mais emblemática da Fundação e representativa no apoio ao sector da economia social. Através deste projecto, são atribuídas viaturas adaptadas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com o intuito de melhorar os serviços prestados por essas instituições, especialmente nas áreas de apoio a pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens em risco. A iniciativa envolve, também, uma rede de parceiros, incluindo os contribuintes (através da consignação fiscal), a Fundação Montepio, a seguradora Lusitania (Grupo Montepio) e a empresa Auto Ribeiro (que adapta e transforma as viaturas).

Para além de responder aos ODS 10 – Redução das desigualdades, o projecto está alinhado com as preocupações ambientais, uma vez que as viaturas são híbridas ou eléctricas, contribuindo para a redução das emissões de CO2. Desde o seu início, em 2008, a Frota Solidária já beneficiou 268 instituições. Outro projecto relevante da Fundação é o Prémio Voluntariado Jovem, já na sua 14.ª edição, que visa incentivar e promover a participação dos jovens em projectos de voluntariado social. Este prémio é destinado a jovens entre os 16 e os 25 anos que estudam em escolas, associações juvenis e outras instituições ou organizações sem fins lucrativos que desenvolvem projectos comunitários, ou que frequentam as escolas técnico-profissionais.

A Fundação Montepio apoia, ainda, projectos sociais, promovendo a inclusão e bem-estar, com destaque para o Prémio Envelhecimento Activo, que valoriza o contributo para a sociedade de pessoas com mais de 80 anos; o CRIDEM, que reconhece a criatividade dos artistas com deficiência intelectual; e o Prémio de Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social, em parceria com a APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que distingue as organizações pelas boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade. Outras iniciativas incluem o Prémio APAV Investigação, o Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda e o apoio à Revista Análise Associativa, ao Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza e o Programa abem, que facilita o acesso a medicamentos.

RUMO A UM FUTURO CONSCIENTE

O Montepio Associação Mutualista estabelece relações de confiança, proximidade e cooperação com os seus stakeholders, integrando as suas perspectivas nas estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social. No entanto, a implementação de práticas sustentáveis também enfrenta alguns desafios, como custos financeiros, resistência à mudança e dificuldades na medição de desempenho. Os custos financeiros são avaliados considerando o binómio custo/benefício, enquanto a resistência à mudança é abordada através da sensibilização dos trabalhadores e dos colaboradores para a adopção de comportamentos sustentáveis dentro e fora do local de trabalho. Já a medição de desempenho e avaliação de resultados é ultrapassada através de melhorias metodológicas, novos indicadores e ferramentas inovadoras. O impacto das iniciativas de sustentabilidade do Montepio Associação Mutualista no ambiente é medido através do cálculo da sua pegada de carbono com recurso a entidade externa com conhecimentos especializados na matéria. Com a emissão do primeiro relatório de sustentabilidade do Grupo Montepio em 2014, a Associação passou a medir anualmente o seu impacto ambiental e a sua pegada carbónica.

Para o futuro, existem iniciativas de responsabilidade social em desenvolvimento, internas e externas, salientando-se novos projectos, como a reestruturação do programa de voluntariado corporativo e do programa de literacia financeira, e a promoção de concursos de ideias para identificar e desenvolver propostas inovadoras, alinhadas com o espírito mutualista. A Associação continuará a promover projectos que reforcem a colaboração entre as empresas do Grupo Montepio, permitindo a prossecução da missão mutualista e solidária do grupo, com foco no desenvolvimento de novas iniciativas e programas que melhorem a qualidade de vida das comunidades e de grupos em situação de vulnerabilidade.

COMITÉ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Assente na ética, igualdade e inclusão, solidariedade e missão mutualista, apoio à comunidade e num melhoramento constante, o Comité de Sustentabilidade do Grupo Montepio desempenha um papel central na promoção de práticas de responsabilidade social e na implementação de uma estratégia de sustentabilidade com impacto social, ambiental e de governança. Este órgão assegura o desenvolvimento de práticas assentes num plano integrado, envolvendo todas as entidades do grupo, e responde de forma coordenada às expectativas da sociedade. É composto por representantes das entidades que integram o Relatório de Sustentabilidade do Grupo Montepio e está organizado em dois níveis: o Plenário, responsável por definir as linhas estratégicas de sustentabilidade, por aprovar iniciativas e projectos, e por avaliar os resultados de intervenção das entidades do grupo; e o Núcleo Executivo, que identifica métricas para avaliar o desempenho da estratégia, monitoriza as acções e elabora o Relatório de Sustentabilidade do grupo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.

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