Monstra celebra 15 anos com edição dedicada à América Latina

De 12 a 22 de Março, o Festival de Cinema de Animação de Lisboa vai exibir 75 filmes, 6 longas-metragens e 5 sessões de curtas-metragens dos países da região.

A Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa celebra o 15.º aniversário este ano e assinala a data com uma retrospectiva dedicada ao cinema de animação da América Latina. De 12 a 22 de Março, ao todo serão exibidos 75 filmes, 6 longas-metragens e 5 sessões de curtas-metragens destes países.

Estão programadas diversas iniciativas para este aniversário. Entre estas, conta-se o lançamento de um DVD que compila 15 filmes de animação para os mais novos, uma sessão  dedicada aos melhores filmes apresentados no festival programada por João Garção Borges, realizador do extinto programa da RTP2 Onda Curta, e a apresentação de filmes do Festival DokLeipzig que reflectem os 15 anos da Monstra incluídos no âmbito do programa de documentários do festival, Dokanim.

Haverá ainda uma sessão dos melhores videoclips feitos em cinema de animação e outra de cinema de animação experimental e a exibição dos 15 cartazes da Monstra desde o nascimento do festival, em 2000, na FNAC Chiado e Fábrica Braço de Prata.

Uma das novidades da edição de 2015 é também o Cinema mais Pequeno do Mundo, uma carrinha convertida em sala de cinema com capacidade para nove pessoas, que vai exibir filmes com a duração de 1 minuto. As sessões têm a duração de cerca de 14 minutos e vão ser exibidas continuamente.

O público poderá ver e eleger o melhor filme do Cinema Mais Pequeno do Mundo, sendo que prémio, para os três filmes mais votados, será também será o troféu mais pequeno do mundo: Amendoim de Ouro, Prata e Bronze.

O Cinema Mais Pequeno do Mundo vai estar de 10 a 15 de Março no Largo de Camões e, a partir do dia 16 até ao dia 20 de Março, no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa.

Pode consultar o programa completo deste ano aqui.

Artigos relacionados