ModaLisboa procura sangue novo: candidaturas já estão abertas

Já arrancaram as candidaturas para a próxima edição do Sangue Novo, concurso anual promovido pela Associação ModaLisboa que visa dar espaço a novos talentos. A primeira fase da competição terá lugar em Outubro deste ano, seguindo-se uma segunda etapa em Março de 2021.

“Foi uma decisão que obrigou a muita ponderação”, explica a organização em comunicado. A pandemia de COVID-19 tem dado origem a muitas perguntas e pontos de interrogação e nem o Sangue Novo escapou. “Enquanto concurso especialmente dirigido a alunos finalistas de cursos superiores e profissionais em Design de Moda — e aberto a jovens designers de moda recém-formados que estejam a iniciar a sua marca — não foi possível ignorar os constrangimentos provocados pela pandemia que vivemos”, refere ainda.

No entanto, acrescenta que “nunca, como hoje, foi tão importante ter esperança” e, por isso mesmo, avançaram com uma nova edição, que promete incentivar a criatividade mesmo em tempo de crise.

Mudam, porém, alguns aspectos. As candidaturas acontecem apenas online e dos 10 coordenados enviados, o júri irá escolher cinco que passarão à confecção. “Isto não só obedece às medidas de segurança esperadas nesta fase, como diminui o peso económico das colecções dos dez designers seleccionados”, adianta a Associação ModaLisboa, esclarecendo que esta edição do concurso está aberta apenas a designers nacionais. Todos os interessados deverão submeter os seus trabalhos por email (sangue.novo@modalisboa.pt) até às 17h de 20 de Julho.

Quanto aos prémios, não há alterações. Os cinco jovens designers vencedores da primeira fase terão um apoio monetário de mil euros para confecionar a próxima colecção e um deles receberá de imediato o Prémio The Feeting Room (que permite vender as peças num dos espaços da concept store homónima). Na final, este galardão é atribuído novamente, juntando-se a ele também os Prémios ModaLisboa x Tintex Textiles e ModaLisboa x Polimoda.

O primeiro consiste numa residência de três semanas na Tintex Textiles, com a oportunidade de desenvolver uma colecção cápsula com materiais Tintex, uma bolsa de 500 euros e um prémio monetário de 1.500 euros atribuído pela ModaLisboa para o desenvolvimento de uma nova colecção – que deverá ser apresentada na plataforma Workstation da ModaLisboa, em Outubro de 2021.

O segundo diz respeito ao Polimoda Master in Fashion Design, com início em Outubro de 2021, ou ao Polimoda Master in Collection Design, com início em Janeiro de 2022, no valor de 28.000 euros. O vencedor deste prémio receberá ainda uma bolsa de 3.500 euros, bem como a possibilidade de apresentação na plataforma Workstation da ModaLisboa.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...